Munícipes de Nova Candelária no exercício da Cidadania

• Mais de 300 eleitores utilizaram o transporte gratuito oferecido pela Prefeitura, para regularização do título eleitoral e o cadastro biométrico

Assunto: Administração  |   Publicado em: 19/04/2017 às 11:31   |   Imprimir

Nesta quinta-feira, 20 de abril, saiu o último ônibus oferecido à comunidade de Nova Candelária em direção ao Cartório Eleitoral de Três de Maio, para a regularização do título eleitoral e a realização do cadastramento biométrico.

No município de Nova Candelária o início da revisão biométrica foi no dia 06 de março, como já foi divulgado, com o prazo máximo para o dia 26 de abril de 2017, conforme o edital publicado pelo Cartório Eleitoral de Três de Maio. A previsão é de que o recadastramento biométrico seja concluído, em todos os municípios do estado, para as eleições de 2022.

Como já divulgado em matérias anteriores, questionou-se ao Cartório Eleitoral quais os principais pontos positivos do cadastro biométrico. Em resposta, citaram a segurança do eleitor durante o processo de votação. “A utilização destes dados biométricos para confecção do Documento Único também é um aspecto positivo, que está com projeto em tramitação na Câmara do Deputados, cuja intenção principal é a de que ao nascer o eleitor seja registrado em um único cadastro, concentrando-se todas as informações em um cadastro nacional. Assim abrangeria RG, CPF, título de Eleitor e outros”, afirmou Luiz Carlos Toebe, Chefe de Cartório de Três de Maio.

No município de Nova Candelária, além de todos os eleitores que se locomoveram até Três de Maio para realizar a regularização, a Prefeitura Municipal, em comum acordo com representantes dos partidos políticos do município, ofereceu transporte gratuito para aqueles que não possuíam alternativa de dirigir-se de forma particular até o local. As inscrições ocorreram na Prefeitura, chegando a totalizar aproximadamente 322 passageiros que utilizaram o transporte gratuito, divididos em sete viagens.

Para quem ainda não compareceu ao Cartório, o prazo máximo encerra na próxima quarta-feira, 26 de abril. Ao dirigir-se ao cartório, deve portar RG (Carteira de Identidade) ou a Certidão de Nascimento, CPF, Título de Eleitor e um comprovante de vínculo com o município, como um recibo de luz, água, telefone, etc.

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h00min às 19h00min, na Av. Senador Alberto Pasqualini, 310. Dúvidas podem ser sanadas pelo fone: (55) 3535-1644.

Por: Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária.