NOVA CANDELÁRIA HASTEOU AS BANDEIRAS

• Na manhã desta sexta-feira, 1º de setembro, durante um ato cívico as bandeiras foram hasteadas em comemoração à Semana da Pátria

Assunto: Administração  |   Publicado em: 01/09/2017 às 16:11   |   Imprimir

Foi no dia 07 de setembro de 1822, que Dom Pedro I declarou a independência do Brasil, as margens do riacho Ipiranga. Falar sobre a pátria brasileira significa lembrar-se de toda história que foi construída por diferentes personagens, que possibilitaram hoje, comemorar mais uma vez a independência do Brasil.

É neste sentido, que deve-se referenciar diferentes personagens da história, desde o Brasil Colônia até os dias atuais, uma vez que, em cada contexto da trajetória como nação, existem desafios que devem ser enfrentados nas diferentes instâncias que compõe uma pátria. Mas será que a independência foi totalmente alcançada?

É importante ressaltar que o culto a pátria não pode ser referenciado somente nesta semana, mas sim, vivenciado todos os dias, como a expressão do sentimento de que realmente todos pertencem a uma nação, mas não uma nação pronta, com a independência totalmente alcançada. Uma nação que se constrói a cada dia, a partir das ações de todos os brasileiros, nas suas diferentes atividades e papeis sociais.

Portando, para pertencer a uma pátria e possuir o direito de questionar a sua própria independência, é necessário contribuir com ela a partir das ações cotidianas, para que se possibilite uma vida em sociedade pacífica e respeitosa, sonhando e buscando um futuro com perspectivas.

Foi com patriotismo que na manhã de sexta-feira, 1º de setembro, reuniram-se em frente a Prefeitura de Nova Candelária autoridades municipais, secretários, servidores públicos, alunos e professores da Escola Nossa Senhora da Purificação, representantes das entidades e conselhos municipais e demais comunidade, para acompanhar a hora cívica, que deu início a Semana da Pátria.

Na ocasião, o Vice-Prefeito Renato Antônio Muller destacou que o patriotismo deve ser vivenciado todos os dias, destacando que apesar do país viver um momento crítico em diversos setores, não se pode deixar a esperança morrer e a vontade de buscar mudanças para este cenário deve estar viva dentro de todos os cidadãos, cada um, contribuindo de sua maneira.

Em seguida, os alunos da Escola Nossa Senhora da Purificação trouxeram aos presentes um jogral, cujo tema foi “independência do Brasil”. Encerrando as apresentações, Marciel Ludwig e Clayton Nunes, Secretário de Administração e Planejamento, apresentaram ao som de voz e violão, a música “Nossa Senhora do Brasil”.

As atividades alusivas a Semana da Pátria seguem até o dia 06 de setembro, com o encerramento da semana na véspera do feriado de 07 de setembro.

Quem faz uma pátria são as pessoas que nela vivem. Portanto, acredite em uma sociedade melhor e ofereça a ela sua melhor contribuição.

Por: Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária.