NOVA CANDELÁRIA EM PROL DA SAÚDE DA MULHER

  • Movimento do Outubro Rosa objetiva ressaltar a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama

    Assunto: Administração  |   Publicado em: 04/10/2017 às 10:40   |   Imprimir

Realizado internacionalmente durante o mês de outubro, o Outubro Rosa iniciou na década de 1990, nos Estados Unidos, onde os estados realizavam ações isoladas com as comunidades, referentes ao assunto. Com o aumento do movimento, o mês de outubro tornou-se conhecido internacionalmente, como o mês de prevenção ao câncer de mama.

O laço rosa foi usado inicialmente para mobilizar a população a respeito do assunto, tornando-se um símbolo da saúde da mulher, que teve sua ideia disseminada a partir da primeira “Corrida pela Cura”, realizada em Nova Iorque, em 1990.

Sabendo da realidade de muitas mulheres que descobrem o câncer de mama quando a doença já está avançada, Nova Candelária novamente aderiu a campanha, voltando as atividades da Secretaria de Saúde para as programações do Outubro Rosa.

O câncer de mama é o segundo mais frequente do mundo, tendo uma taxa de mortalidade elevada no Brasil, principalmente pelo fato da doença ser diagnosticada na maioria das vezes, quando se encontra num estágio avançado. Desta forma, a importância do autoexame aumenta a cada dia, pois é simples, fácil e eficaz.

A Unidade Básica de Saúde do município de Nova Candelária comunica que durante todo o mês de outubro, está realizando exames preventivos e a mamografia. Também, para o encerramento das atividades, está marcado para o dia 1º de novembro uma caminhada em prol da saúde da mulher, com início às 19h30min em frente ao Posto de Saúde, seguindo até os pavilhões da Schweinfest. Após, haverá uma palestra com o grupo IMAMA e uma Palestra Show com o Grupo Sol Maior.

 

A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE

 

Rosane Beatriz Ritter Christoff tem 48 anos, é agricultora e descobriu o câncer de mama há pouco tempo. Foi no dia 07 de julho, durante o banho, que realizando o autoexame notou um pequeno caroço no seio esquerdo. “Percebi que não era normal e como já possuo na família dois históricos de câncer, um de minha irmã que está curada e de minha prima que infelizmente faleceu, busquei auxílio médico o quanto antes”, destacou Rosane.

No dia 12 de julho Rosane buscou a Unidade Básica de Saúde do município de Nova Candelária, relatando ter notado um nódulo durante o toque, no banho. Mesmo que o horário de atendimento já havia passado, Rosane foi recebida pela enfermeira Carlise Weber, que após a constatação do caroço, chamou o médico. “Com a chegada do médico, fizemos uma ecografia, onde percebemos dois caroços, um de 0,5 cm e outro de 0,2 cm”, disse.

No dia 20 de julho, Rosane foi até o município de Giruá, para fazer a biópsia, que em poucos dias retornou com o resultado positivo dos tumores malignos. “Depois de receber a notícia, tudo parecia complicado. Fiquei triste e foi um susto muito grande para minha família, mas ergui minha cabeça e resolvi que enfrentaria isso de uma forma positiva”, enfatizou Rosane. No mês de agosto, já iniciaram as sessões de quimioterapia e até este mês de outubro, já passou pela terceira sessão.

Extremamente animada e com um grande sorriso ao rosto, Rosane destaca que receber a notícia é a pior parte, e diz: “Não podemos escolher ter ou não a doença, mas podemos escolher vencê-la e lutar por nossas vidas. Eu escolhi enfrentar de cabeça erguida, na certeza de uma vitória”, encerrou Rosane.

 

Por: Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária.