TURISMO – POTENCIAL ECONÔMICO E CULTURAL A SER EVIDENCIADO

• Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa realiza projeto turístico para conhecer os potenciais de cada município

Assunto: Administração  |   Publicado em: 25/10/2018 às 15:27   |   Imprimir

A atividade turística destaca-se por ter grande importância no que diz respeito ao desenvolvimento e crescimento da economia em âmbito mundial. Em decorrência do avanço que o setor oferece para muitos países, estados e municípios, o turismo detém grande parte do PIB e oferece melhores condições econômicas aos locais.

Observando a necessidade de valorizar e evidenciar os potenciais turísticos oferecidos nos municípios pertencentes a Grande Santa Rosa, a Coordenadoria de Turismo da Associação dos Municípios iniciou no mês de agosto de 2018 um trabalho envolvendo visitações.  “A ideia surgiu em reuniões que ocorrem junto aos profissionais da pasta na sede da entidade, sendo assim elaborou-se um cronograma de visitações, tendo como custos apenas as refeições, pois as despesas com transporte são absorvidas pela AMGSR”, destacou Roseli Rost, Secretária Executiva da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa.

Como principal objetivo, o projeto visa demonstrar as potencialidades e atrativos turísticos de cada município. Os dados serão reunidos pela coordenadoria para a elaboração de um roteiro regional, almejando impulsionar o turismo e auxiliar na captação de recursos públicos e/ou privados.

Participaram dos roteiros diretores, secretários e demais responsáveis pelo turismo em cada município, para que possam realizar um planejamento sobre possíveis potenciais turísticos locais, usando aquilo que já se dispõe, como rios, lagos, serras, morros, cachoeiras, prédios, empresas, igrejas, gastronomia e diversos outros aspectos.

Em Nova Candelária, o grupo conheceu além da Prefeitura, que se destaca por sua arquitetura germânica, a Praça Orlando Germano Konzen, prédios públicos, gruta, empresas como a Gráfica Rex, Chá Prenda e Jaeli, o Piquete Marca da Ferradura e encerrou o roteiro de visitações nos pavilhões da Schweinfest, onde degustaram de um café, organizado pela Emater/RS-Ascar com produtos agroindustriais do município. Ao despedirem-se, receberam do Prefeito Renato Antonio Müller uma caneta personalizada do município, como forma de agradecimento pela visita.

As visitas técnicas deverão ser concluídas até o mês de dezembro, para então a equipe dar continuidade ao projeto. “Espera-se que ambos participantes se sintam motivados e venham a implementar novas ideias com base em experiências difundidas em tal projeto, visto que a região possui lugares belíssimos merecedores de serem explorados”, encerrou Roseli.

Por: Dalvane Rafael - Jornalista e Assessor de Comunicação da Pref. de Nova