Tarde de campo foi realizada em Nova Candelária

• O tema central do evento foi a pecuária leiteira.

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 14/10/2015 às 15:43   |   Imprimir

Nesta semana aconteceu mais uma edição da tarde de campo no município de Nova Candelária. Realizado na terça-feira (13), o evento foi promovido pela Fundação de capacitação e desenvolvimento (FUNCAP), em parceria com a Fundação Banco do Brasil, Embrapa, Emater/RS-Ascar, Prefeitura Municipal por meio da Secretaria da Agricultura e com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sicredi.

Com o objetivo de trazer mais informação e conhecimento para o produtor de leite, foram proporcionadas cinco estações com diferentes assuntos tratados em cada uma. Na primeira estação, o tema “Manejo e adubação das pastagens” foi abordado pelo Sr. Sérgio Bender, da Embrapa Pelotas. O Capim-elefante BRS Kurumi foi apresentado como uma nova  variedade de alimento para o gado leiteiro, altamente produtivo, de qualidade excelente, facilidade de manejo e adaptado à região Sul do Brasil.

A segunda estação, “Criação da terneira”, foi ministrada pelo Médico Veterinário Renan Steffler, que falou sobre vacinação e demais cuidados com a propriedade e criação dos animais. “Planejamento e resultados da propriedade” foi uma estação abordada pelo Coordenador do FUNCAP, Diógenes Albring, que apresentou resultados da propriedade assistida e falou sobre adubação, produção de pastagem e formas de produzir alimento para os animais, com diversos níveis de tecnologia. Outras estações que os participantes puderam acompanhar falavam sobre “Qualidade do leite/Manejo Reprodutivo”, coordenada pelo Engenheiro Agrônomo Ivar Kreutz e “Conservação do solo e irrigação”, coordenada pelo Engenheiro Agrônomo Fernando Dorneles.

Para Jorge Steiger, Secretário da Agricultura de Nova Candelária, esta edição do evento trouxe uma novidade para os produtores. “A grande inovação hoje neste dia de campo é a implantação de um novo tipo de forrageira, o pasto kurumi, que é uma novidade no nosso estado. Essa vegetação é rica em proteína e para o produtor que tem o pasto como a base da alimentação de seus animais, esta cultura é altamente indicada.”

O Prefeito de Nova Candelária, Carlos Alberto Dick também participou da tarde de campo e destacou: “Para nós, essa propriedade é o que queremos ver no município de Nova Candelária: uma bacia leiteira moderna a fim de que possamos ser reconhecidos como produtores de leite de qualidade. Temos a certeza de que o trabalho em forma de cooperação entre Poder Público, entidades privadas, agentes financeiros e produtores de leite é uma parceria que gera excelentes resultados.

Escolhida para sediar a tarde de campo, a propriedade de Cézar Christ e Astério Leindecker, localizada no interior do município, em Linha Pitanga, é uma propriedade modelo que foi assistida por técnicos do programa Pró-Leite Noroeste. Com uma área de 6ha de pastagem, atualmente a família mantém 21 vacas em lactação, que produzem por dia, em média, 250 litros de leite de qualidade.

Fotos: Maira Dill/Assessoria de Imprensa.

Assessoria de Imprensa – P. M. Nova Candelária