O resgate de sementes crioulas

• Assessoria de Imprensa – P. M. Nova Candelária

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 16/12/2015 às 11:54   |   Imprimir

O Escritório Regional da Emater Santa Rosa, através dos seus 45 escritórios municipais da região esta dando início a um trabalho de formação de grupo de produtores que realizam a conservação da agrobiodiversidade, denominado de “Os guardiões das sementes".

Vejamos o que diz o Engenheiro Agrônomo da EMBRAPA Sr. Gilberto Antônio Beviláqua, sobre a manutenção das sementes crioulas: “A posse e o domínio das sementes representaram a mudança do ser humano, nos seus primórdios, de coletor e caçador para agricultor sedentário. Neste processo, o ser humano foi dominando técnicas de domesticação de espécies vegetais, selecionando e criando cultivares mais adaptadas ao seu ambiente. O processo de modernização da agricultura causou mudança significativa na prática dos agricultores, de selecionar plantas e conservar sementes crioulas. A recuperação deste patrimônio cultural diz respeito à própria preservação da biodiversidade existente no planeta e a coevolução de sistemas agrícolas.”

A agricultura moderna tem ocasionado a perda acelerada da agrobiodiversidade pela substituição de cultivares crioulas e tradicionais por cultivares modernas e altamente dependentes de insumos químicos e fertilizantes. Isso está conduzindo à perda de genes constantes das cultivares crioulas, as quais poderiam dar grande contribuição para a agricultura brasileira e mundial, se melhor conhecidos e estudados. As cultivares crioulas possuem grande potencial para o desenvolvimento de novas cultivares adaptadas a sistemas de produção com baixa utilização de insumos e poupadoras de recursos naturais. A conservação das sementes crioulas faz parte de uma campanha mundial de soberania dos povos quanto à posse de suas sementes, como estratégia de segurança nacional.

Neste sentido A EMATER de Nova Candelária, solicita a todos os produtores rurais que possuem sementes crioulas para que tragam uma amostra na emater para que possamos identificar essas sementes e seus produtores e também repassar para demais produtores, além de fazer parte deste grupo da região que estão guardando essas espécies de semente crioulas, denominados de Guardiões das sementes.

Portanto, se você possui alguma espécie de sementes crioulas que mantém em sua propriedade, leve uma amostra até a Emater de Nova Candelária para que possamos multiplicar essas sementes. Desta forma você também poderá receber outras sementes dos demais agricultores. Contamos com sua colaboração.

Foto: Maira Dill/Assessoria de Imprensa.