Programa Leite saudável irá beneficiar produtores do município

• Assessoria de Imprensa – P. M. Nova Candelária

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 17/12/2015 às 16:04   |   Imprimir

Assessoria de Imprensa – P. M. Nova Candelária

Na sexta-feira (11) foi feito o lançamento e a assinatura de um termo de compromisso referente ao laboratório de análise e certificação de qualidade do leite, na cidade de Santa Rosa.

Esteve presente na assinatura o Secretário Estadual da Agricultura, Ernani Polo, Presidente da Associação dos municípios da Grande Santa Rosa, Sr. Olívio José Casali, Secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Caio Rocha, Deputada Zilá Breitenbach, prefeitos dos municípios da região e demais autoridades. O Prefeito de Nova Candelária, Carlos Alberto Dick, também participou do ato, juntamente com o Secretário Municipal da Agricultura Jorge Luis Steiger.

Para a instalação do laboratório de análise do leite em Três de Maio vão ser investidos cerca de R$ 3 milhões com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura e emendas parlamentares.

O laboratório será um dos 10 mecanismos desta estrutura instalados do país e irá atender mais de 150 municípios com análises de leite, garantindo a qualidade do produto. O mesmo deve ser instalado em 2016.

O Secretário Caio Rocha aproveitou para lançar na região o programa Leite Saudável, que irá englobar também o município de Nova Candelária, com assistência à propriedades rurais interessadas em participar do programa. O projeto prevê ações de defesa agropecuária, a fim de garantir sanidade e qualidade do leite. Elevar a produtividade média de leite de 7,94 litros por vaca/dia para 16 litros por vaca/dia em 18 mil propriedades rurais de 132 municípios gaúchos também é uma das metas do programa, a ser alcançada até o ano de 2019.

O Prefeito Carlos Dick vê com muito otimismo a vinda dessa estrutura para a região. “O programa Leite Saudável é mais um incremento para melhorarmos a qualidade e produtividade do leite em Nova Candelária. Nossa bacia leiteira já é destaque, pois somos um dos municípios com maior crescimento na atividade leiteira do estado, reconhecido neste ano como um dos três municípios com o melhor programa de incentivo à produção leiteira”, comenta o Prefeito.