Administração Municipal realiza coleta de lixo eletrônico em NC

• Resíduos eletrônico, pilhas e baterias serão coletados até o dia 1º de março.

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 22/02/2016 às 15:47   |   Imprimir

Lixo eletrônico é todo resíduo produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Atualmente, com o elevado uso de equipamentos eletrônicos, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.

Tendo este como o principal argumento da coleta, a Prefeitura de Nova Candelária, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente está realizando a campanha de descarte consciente do lixo eletrônico. Do dia 22 de fevereiro ao dia 1º de março os munícipes podem juntar o material eletrônico acumulado em suas casas e levar o mesmo até o parque de máquinas da Prefeitura. O lixo coletado será encaminhado para reciclagem e local ambientalmente adequado.

Materiais eletroeletrônicos são compostos por elementos tóxicos, como metais pesados (mercúrio, chumbo e cromo), gases de efeito estufa e outras substâncias tóxicas. Por essa razão o descarte inadequado desses produtos pode causar consequências graves ao meio ambiente (contaminação de águas subterrâneas, poluição do ar) e à saúde humana.

O material coletado será encaminhado para uma empresa especializada na reciclagem de eletroeletrônicos, situada na cidade de Caxias do Sul.

O poder público viu a necessidade de realizar o recolhimento pela dificuldade do descarte deste tipo de lixo, preocupação com a questão ambiental e por ser esta uma ação que integra o projeto de saneamento básico do município. É uma oportunidade para o munícipe descartar fácil e corretamente o seu lixo eletrônico.