EMATER DE NOVA CANDELÁRIA CAPACITA PRODUTORES

• Curso de manejo alimentar do gado leiteiro foi oferecido por meio do programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 01/09/2017 às 15:51   |   Imprimir

Visando o desenvolvimento sustentável por meio da incorporação da gestão integral da propriedade rural, o programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar busca incentivar o protagonismo da juventude na agricultura, bem como auxiliar as famílias no aumento de suas produções e rentabilidade. O programa foi concebido pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e é executado pela conveniada, Emater/RS-Ascar.

Em Nova Candelária, o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar promoveu na sexta-feira, 25 de agosto, uma palestra sobre manejo alimentar do gado leiteiro. Participaram da programação os produtores acompanhados pelo Programa de Gestão Sustentável na Agricultura Familiar, bem como a equipe da Secretaria Municipal da Agricultura e outros agricultores do município.

Ministrada pelo engenheiro agrônomo Ivar José Kroetz, do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, a palestra abordou diversos aspectos relacionados a alimentação do gado leiteiro, com ênfase na gestão da atividade leiteira, destacando a necessidade de os produtores de leite terem o conhecimento relacionado aos custos de produção, ao controle do rebanho, da dieta alimentar das vacas, das forragens perenes e sua qualidade, entre outros aspectos.

Outro destaque da palestra foi a complementação da alimentação das vacas leiteiras com alimentos concentrados, tendo em vista que as forragens não possuem condições de fornecer os nutrientes suficientes para atender a capacidade de produção de leite dos animais, necessitando, portanto, de uma complementação no cocho. Segundo Ivar, este fator é decisivo para expressar o potencial genético das vacas, e também, para a rentabilidade financeira da atividade leiteira.

Em sua fala, o engenheiro agrônomo Ivar demonstrou aos produtores a quantia de alimento que as vacas necessitam receber para atingir diferentes níveis de produção diária de leite. Com isso, evidenciou-se a necessidade da complementação da dieta dos animais com milho, farelo de soja, sal mineral, ou outros alimentos concentrados.

Ao finalizar o evento, o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Elir Paulo Pasquetti, reforçou que a equipe local está à disposição para orientar os produtores na organização da produção de alimentos ao rebanho leiteiro e na formulação da dieta aos animais.

Por: Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária.