Município de Nova Candelária aumenta a competência de licenciamento na suinocultura

  • Conselho Estadual do Meio Ambiente, por meio da resolução 408/19 autoriza produtores para o licenciamento de 1500 suínos

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 05/11/2019 às 13:38   |   Imprimir

Em agosto deste ano o Secretário da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Nova Candelária, Mário Schneiders, esteve em Porto Alegre, para participar de uma reunião ordinária do Conselho de Dirigentes Municipais do Meio Ambiente (Condimma/Famurs), que pautou algumas novas propostas à Fepam.

A reunião solicitada pela AMGSR (Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa) reuniu prefeitos e secretários da agricultura e meio ambiente de todo o Estado. Representando o Município de Nova Candelária e a Associação, esteve presente o Secretário Mário Schneiders.

Inicialmente, a Presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann, falou sobre licenciamentos de empreendimentos nos municípios, especialmente no que se refere a autorização para ampliar a capacidade de licenciamento, que atualmente é de mil suínos, para dois mil.

A partir de novas exigências das empresas parceiras, há a necessidade de que o número de animais criados por propriedade aumente, para viabilizar a produção junto as indústrias. Isto seria possível com a autorização do órgão competente, para que os municípios tenham a ampliação do porte para o licenciamento ambiental destas atividades.

Após a acolhida da solicitação, a Presidente levou o pleito para a deliberação do Consema, que autorizou a ampliação do licenciamento para 1500 suínos. No próximo ano o assunto voltará a ser discutido para um possível aumento da capacidade, para atender as necessidades dos municípios.

 

Por: Dalvane Rafael - Jornalista e Assessor de Comunicação da Pref. de Nova Candelária. MTB 19061/RS.