Desenvolvimento econômico regional foi pauta em reunião da diretoria dos Secretários da Agricultura e Meio Ambiente da AMUFRON

• Novos investimentos na região são visados pelos administradores municipais

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 02/06/2020 às 08:16   |   Imprimir

O agronegócio é responsável pela integração de diversos setores da economia brasileira que estão diretamente ligados aos produtos e subprodutos advindos da atividade agrícola ou pecuária.

Tendo em vista sua grande importância para a economia dos 20 municípios que fazem parte da AMUFRON – Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste -, reuniram-se na sexta-feira, 29 de maio, na Prefeitura de Boa Vista do Buricá, os membros da diretoria dos Secretários da Agricultura e Meio Ambiente da Fronteira Noroeste, composta pelo presidente Altair Dill, Secretário da Agricultura de São José do Inhacorá, pelo vice-presidente Mário Schneiders, Secretário da Agricultura em Nova Candelária e pelo Secretário de Boa Vista do Buricá, Mário Penz.

A pauta trouxe para o debate o atual cenário econômico brasileiro e as instabilidades relacionadas ao clima, ao mercado, a logística, a mão de obra, entre outros aspectos. A mobilização dos coordenadores tem como principal objetivo a elaboração de estratégias que envolvam as Prefeituras e as entidades como sindicatos, ACI’s, cooperativas, instituições de ensino regionais, estaduais e federais e demais organizações que possam somar na busca por novas atividades, principalmente na produção de alimentos.

Entre as atividades analisadas, destacou-se o desenvolvimento de um projeto de “FrigoAves”, já idealizado por vários gestores públicos, empresários e produtores rurais, tendo em vista sua grande relevância no incentivo de uma nova cadeia produtiva, além de ser uma excelente alternativa econômica, com poucos impactos ambientais e um bom retorno social.

Em conversa com o vice-presidente e Secretário da Agricultura de Nova Candelária Mário Schneiders, ele afirma que já estão sendo realizados contatos com empresas do ramo para futuras parcerias, no entanto, a maior dificuldade encontrada neste primeiro momento é a distância dos frigoríficos, inviabilizando a ação e aumentando o custo da produção. A melhor alternativa seria a instalação de um frigorífico de aves mais próximo dos municípios da AMUFRON.