Além de aveia e azevém, Nova Candelária ofereceu nova variedade de trigo para pastejo no programa Troca-Troca

  • Trigo Lenox para pastejo de inverno agradou os produtores do Município

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 13/08/2020 às 16:57   |   Imprimir

 

O Programa Troca-Troca de Sementes teve muitas novidades neste ano. Com valor diferenciado, os agricultores tiveram acesso a um volume maior de sementes por melhores condições de pagamento, ampliando a capacidade de produção.

Em Nova Candelária, pela primeira vez, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente incluiu nas opções de sementes forrageiras o trigo Lenox, especial para pastejo de inverno, que apresentou resultados excelentes aos produtores que optaram pela semente.

A alimentação dos animais costuma representar o maior custo na produção leiteira. A melhor alternativa é a produção de um pasto de qualidade e com maior período de pastoreio, reduzindo a utilização de alimentos conservados. Em ambos os quesitos, o Lenox demonstra ser um bom produto, com expectativa de produção até o final de outubro deste ano.

De acordo com o produtor Cesar Christ, a escolha pelo trigo Lenox neste ano foi excelente. “Além de proporcionar maior aproveitamento na área de plantio durante o inverno, seu bom desempenho nutricional aumentou a produção de leite em 2 litros/vaca por dia”, comentou o produtor. Ele ainda destacou que já está no quinto pastejo, com um rebanho de 57 vacas e que a forrageira continua rendendo.

O produtor Eduardo Kunzler também enfatizou alguns aspectos, ressaltando que esta espécie de forrageira é totalmente diferenciada, se sobressaindo sobre as demais. “Mais proteína e capacidade de rebrota, não tive problemas com doenças na planta, uma boa tolerância para o estresse hídrico entre diversos outros aspectos positivos. Iniciamos o pastejo no dia 03 de maio, realizamos dez cortes até o momento e pelo que se percebe, teremos material para mais trinta dias”, destacou Eduardo.

Ademir Thomas foi mais um dos produtores que adquiriu o trigo Lenox. Na propriedade, o plantio foi realizado no dia 1º de abril e no dia 7 maio já aconteceu o primeiro pastejo. Até o momento a forrageira rendeu 17 idas ao pasto, com um rebanho de 50 vacas e média de 29 litros/vaca por dia.

Em conversa com outros produtores que optaram pela semente, observa-se que os objetivos de complementar a alimentação do rebanho com mais nutrientes, melhorar a rentabilidade do plantio devido a não produção de sementes e alta capacidade de rebrota e inclusive, auxiliar no aumento da produção leiteira, foram alcançados com sucesso, demonstrando a qualidade da forrageira oferecida pelo programa Troca-Troca de Sementes da Secretaria da Agricultura de Nova Candelária.

 

Por: Dalvane Rafael - Jornalista e Assessor de Comunicação da Pref. de Nova Candelária. MTB 19061/RS.