ENCONTRO REÚNE CERCA DE 50 APICULTORES EM NOVA CANDELÁRIA.

• Alibem e Maxbem apresentam projeto de desenvolvimento da apicultura na região Noroeste do Rio Grande do Sul.

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 13/01/2021 às 14:05   |   Imprimir

Na noite da última terça-feira, 12 de janeiro, a Administração Municipal de Nova Candelária promoveu um encontro com apicultores do município, Juscelino Gonçalves (Alibem) e Samuel Gonçalves (Maxbem). Cerca de 50 apicultores estiveram presentes no auditório da Câmara de Vereadores. Além deles, prefeito e vice-prefeito, secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, técnicos e representantes da Emater marcaram presença.

Na oportunidade, Juscelino e Samuel apresentaram o projeto que está sendo implementado para fomento e desenvolvimento da cadeia produtiva do mel no Noroeste do Rio Grande do Sul. O projeto propõe o desenvolvimento econômico, social e ecológico da região através da apicultura. Esteve em pauta aspectos como aquisição e comercialização do produto.

Na atual fase, Juscelino explica que as empresas estão trabalhando na apresentação e divulgação do projeto junto aos mais de 50 municípios da região. Destaca o valor do projeto para a produção de mel e o valor para a área ecológica, pois, através da polinização realizada pelas abelhas pretende-se aumentar a produção de outras culturas como soja, milho e plantas frutíferas.

As instalações serão erguidas na cidade de Porto Mauá. Serão mais de 3.000 m2 de área construída. A ideia de desenvolver o beneficiamento e industrialização do mel surge da possibilidade de desenvolvimento de uma atividade econômica nas matas da região, sem qualquer prejuízo ou agressão ao meio-ambiente. Além disso, existe excelente disponibilidade de água em rios e açudes, fundamental para a produção por parte das abelhas. Com isso, a região se torna um ponto logístico estratégico para o projeto.

Samuel Gonçalves, da Maxbem, empresa pertencente ao Grupo Alibem, destaca o grande potencial produtivo da região, ao passo que a produção do Rio Grande do Sul encontra-se estagnada nos últimos anos, em cerca de 6.000 toneladas anuais. Por muitos anos líder do setor, o Rio Grande do Sul vem perdendo espaço para estados como Paraná, São Paulo, Piauí e Minas Gerais. Samuel menciona a necessidade de investimento em conhecimento técnico, instruções aos apicultores, orientações sobre o manejo e investimento em tecnologia para um melhor desenvolvimento, otimização e crescimento da atividade.

A Administração Municipal agradece a vinda de Juscelino e Samuel e a todos os munícipes presentes.

Por: Magnos Cassiano Casagrande – Assessor de Comunicação – Prefeitura de Nova Candelária.