MONTEIRO LOBATO – PARA LER, CONTAR, CANTAR E ENCANTAR

• Projeto cultural de Nova Candelária levou mais de 380 alunos para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril) na biblioteca municipal

Assunto: Cultura  |   Publicado em: 24/04/2018 às 15:06   |   Imprimir

ALBÚM DE FOTOS DISPONÍVEL, NO LINK: https://www.facebook.com/media/set/?set=ms.c.eJxFktmNRTEIQzsaxez039jowovze~_QYYwKFn7DOCi0z~_8MArXQ9LoIfkHR0yjnnKvqgE1X~_AxYYj7oKyxoQSg9bj2eqnyKifsDP~_cbiXCAlH1AJgpgnzrGFeSJJxZp6Mal~%3BwC0IdjmAHru~_3~%3BWl41uuswl6AT02qTKpYsfKGztP6j1BroIloxfIBZIzxeghNUnZqaqtAmxsS1alYqNrE2x0vTkMNn2wMUMsYKeYsWieUnR2cSGYClE3h5pO0vAXbE~%3BJ6Naj8H4eMxa3D9OYJ8k~_fE3fsW0~%3BnT4gC7i~_b4UoKnwVN4djppzmlJhTir0nGz0YPbZ1fhiXOba9KY1PkcXbhq8pg~_UEq~_Zfl1iPu4vWmT6CnRYW8AxbIbz~%3BAc8PvzU~-.bps.a.1315062721972003.1073741833.100004048629329&type=1

Dezoito de abril de 1882 registra em sua história o nascimento de um homem, cuja grandiosa trajetória na literatura brasileira é lembrada até a atualidade. Monteiro Lobato (1882-1848) marcou gerações, envolvendo a todos com suas histórias infantis e seu desejo de escrever livros onde as crianças pudessem se imaginar morando neles.

Quem não conhece a Emília, a Narizinho, o Visconde de Sabugosa e tantos outros personagens do “Sítio do Picapau Amarelo”?! José Bento Monteiro Lobato nasceu em Taubaté/SP, foi alfabetizado pela mãe, despertou o gosto pela leitura desde muito cedo, lendo todos os livros infantis da biblioteca de seu avô, o Visconde de Tremembé. Cursou Direito, foi Promotor Público e paralelo a isto, publicou textos no jornal “O Estado de São Paulo”, que geraram escândalos e repercutiram por diversos países.

Mudando-se para o Rio de Janeiro, em 1921 publicou “Narizinho Arrebitado”, livro de leitura infantil destinado às escolas. Desde então, com o grande sucesso da obra, prolongou as aventuras dos personagens citados nele.

As histórias do "Sítio do Picapau Amarelo" e seus habitantes, Emília, Dona Benta, Pedrinho, Tia Anastácia, Narizinho, Rabicó, Cuca, Saci, Tio Barnabé e tantos outros, misturam a realidade e a fantasia usando uma linguagem coloquial e acessível. Monteiro Lobato morreu no dia 5 de julho de 1948, de problemas cardíacos. Informações da biografia: e-biografias.

ATIVIDADES NA BIBLIOTECA DE NOVA CANDELÁRIA MARCARAM O DIA DO LIVRO INFANTIL

A Biblioteca Elaine Ingrid Führ Dick, de Nova Candelária, recebeu na última semana as turmas de educação infantil e de primeiro ao nono ano, das escolas da rede municipal e estadual de ensino, para uma visita à Biblioteca. Na ocasião, além de conhecer um pouco sobre a trajetória do escritor Monteiro Lobato, participaram da hora do conto, com a presença de personagens do Sítio do Picapau Amarelo, como a Emília, o Visconde de Sabugosa e o Pedrinho. Dentre as atividades, ainda puderam participar da brincadeira de caça ao Saci Pererê, foram sorteados livros, aplicado um quiz sobre Monteiro Lobato e os alunos puderam retirar livros na biblioteca.

As atividades alusivas continuam até a sexta-feira, 27 de abril.