PARA APRENDER, ALIMENTE-SE BEM!

• EMEI Mundo Encantado de Nova Candelária realizada atividade nutricional com seus alunos

Assunto: Educação  |   Publicado em: 26/06/2017 às 10:47   |   Imprimir

Alimentar-se adequadamente possui benefícios que vão muito além do peso ideal na idade certa ou de saciar as vontades por determinados alimentos. Quando o assunto é o desenvolvimento infantil, a alimentação funciona como uma das maiores fontes de energia e aliada para o crescimento e bom desenvolvimento das crianças.

Sabe aquela energia que você observa, quando crianças correm incansavelmente para todos os lados, que faz você pensar: “parece que eles estão ligados no 220 v! ”? Então, é na alimentação adequada que elas encontram toda essa energia, para ir, vir, subir, descer, pular e repetir tudo, se ainda tiver tempo. Um bom estado nutricional é essencial para o desenvolvimento global das crianças e os benefícios vão muito além do pique infindável para brincar, pois a alimentação também é capaz de interferir na capacidade de memorização e aprendizado.

Desta forma, visando a saúde do corpo e também o desenvolvimento intelectual, a Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Encantado, de Nova Candelária, em parceria com as professoras e funcionárias responsáveis pelo preparo das refeições no educandário, organizaram uma atividade diferente com seus alunos.

Juntos, professores, funcionários e alunos prepararam salada de frutas, para interagirem com as crianças e despertarem a curiosidade para que provem algo saudável e produzido por eles mesmos.

Inicialmente, segundo as professoras que organizaram o projeto, a resistência entre os alunos foi grande, pois muitos dizem não gostar de consumir frutas, porém, depois de todo o processo de explicação, higienização antes de preparar a salada e o uso de avental e toucas, muitos ficaram curiosos, os motivando a participarem.

Os alunos também foram desafiados a produzirem seus próprios sanduíches, buscando a melhor maneira de deixá-los saborosos e saudáveis.

Com esse intuito, a atividade instiga o aprendizado e estimula a consumirem frutas, que são importantes complementos para a saúde das pessoas.

O trabalho foi realizado nas turmas Pré AI, AII e Pré B.

Por: Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária.