NOVA CANDELÁRIA REESTRUTUROU O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

• Plano municipal determinou 20 metas educacionais, seguindo os moldes do Plano Nacional de Educação

Assunto: Educação  |   Publicado em: 06/07/2017 às 14:22   |   Imprimir

Determinar metas, diretrizes e estratégias é o objetivo do Plano Nacional de Educação (PNE). As metas garantem o direito a educação básica de qualidade, o acesso ao ensino, a ampliação das oportunidades educacionais, entre diversos outros aspectos que são importantes para a universalização da educação. Também trata sobre a valorização dos profissionais, a redução da desigualdade e ampliação das oportunidades educacionais.

O Ministério da Educação se mobilizou de forma articulada com os demais entes federados e instâncias representativas do setor educacional, direcionando o seu trabalho em torno do plano em um movimento inédito: Referenciou seu Planejamento Estratégico Institucional e seu Plano Tático Operacional a cada meta do PNE, envolvendo todas as secretarias e autarquias na definição das ações, dos responsáveis e dos recursos.

É obrigação dos municípios estarem em concordância com o Plano Nacional da Educação. Os municípios devem criar seu Plano Municipal, com base nos anseios gerais do País.

Percebendo a necessidade de mudanças no Plano Municipal de Educação de Nova Candelária, criado em 2015, o Ministério da Educação e Cultura solicitou a adequação, avalizando mudanças e oferecendo o suporte técnico do ministério para a realização do processo.

Desta forma, a Secretaria Municipal da Educação realizou no dia 26 de junho uma reunião, com o intuito de apresentar o texto final do Plano Municipal de Nova Candelária, o qual foi reestruturado pelo Fórum Municipal de Educação, pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e pelo Conselho Municipal de Educação.

Em análise ao Plano Municipal 2015/2025, percebeu-se que a organização das metas e estratégias previstas estavam em dissintonia com o Plano Nacional da Educação, no que tange sua estrutura de 20 metas e suas respectivas estratégias.

Portanto, o documento final do Plano Municipal da Educação foi reestruturado, contendo 20 metas de acordo o Plano Nacional, e mais uma, criada pelo Fórum, que trata da Educação Ambiental.

Nos próximos dias, divulgaremos as metas no site do município de Nova Candelária.

Por: Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária.