REDES SOCIAIS – O LIMITE ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO

• Alunos da Escola Papa Pio XII tiveram palestra sobre as redes sociais e suas diferentes formas de utilização

Assunto: Educação  |   Publicado em: 15/09/2017 às 09:40   |   Imprimir

Não é novidade que as redes sociais fazem parte do cotidiano de muitas pessoas. Presentes desde as manhãs até a hora de dormir, elas representam um monopólio muito grande sob a comunicação, podendo inclusive ser utilizada como ferramenta de manipulação e desvio de realidade. Mas afinal, até onde elas podem influenciar uma sociedade? É possível medir sua força? O que são as redes sociais e para que servem?

Todas essas questões e muitos outros aspectos foram abordados com os alunos do 6º, 7º, 8º e 9º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Pio XII, de Nova Candelária. Divididos em dois grandes grupos de trabalho, os alunos tiveram momentos de aprendizados, onde foram ouvintes, mas principalmente, interagiram por meio de perguntas e respostas, dinâmicas e outras atividades, podendo expor suas opiniões a respeito da temática, afinal, quem melhor do que os jovens para falar sobre a maneira que utilizam suas mais variadas redes sociais?

A palestra foi ministrada pela Psicóloga da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Andressa Wille, em conjunto com o Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária, Dalvane Rafael Albring dos Santos. Inicialmente, trouxeram aos alunos alguns detalhes históricos sobre tecnologias, bem como, o real motivo pelo qual as redes sociais foram geradas, relembrando que elas existem muito antes do computador ou do acesso a internet, pois rede social é uma ferramenta criada entre os povos para facilitar a comunicação.

Falando sobre a atualidade, a temática levou a discussão de questões muito importantes, como por exemplo, o limite entre o público e o privado, a exposição demasiada da vida, do corpo e de demais pessoas nas redes, o vício causado por ela, a propagação do ódio, do preconceito e da violência, a necessidade de likes (curtidas no Facebook) e muitos outros aspectos.

Em uma conversa boa e divertida, os alunos trouxeram suas experiências com as redes sociais, falando sobre suas maneiras de uso, mas principalmente, foram instruídos a utilizarem as redes de uma maneira mais adequada, coesa, de forma humana. Compreende-se que as redes sociais são ferramentas ótimas de pesquisa, de comunicação, de criação e recepção de conteúdo e interação social, porém, quem faz dela algo positivo ou negativo, são seus usuários. Portanto, faça sua parte e colabore para uma rede mais limpa!

Por: Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária.