Estímulo à prática de atividades físicas

• Dia do Desafio propõe competição amigável entre cidades, rendendo certificado ao município de Nova Candelária

Assunto: Esportes  |   Publicado em: 07/03/2017 às 14:23   |   Imprimir

A Prefeitura de Nova Candelária recebeu no mês de fevereiro um certificado correspondente ao dia do Desafio de 2016. O mérito foi atribuído ao bom trabalho realizado pela Secretária da Saúde, que promoveu atividades físicas com a realização de uma integração de idosos no jogo de Câmbio. Os servidores também entraram no espírito esportivo e realizaram no dia 25 de maio, um jogo de câmbio no Ginásio de Esportes.

Segundo a Educadora Física Débora Stroeher, além destas atividades, fez parte da programação sessões de alongamentos, relaxamento muscular, circuito de atividades nas escolas de educação infantil, fundamental e médio de Nova Candelária. “É uma forma de conscientizar a população dos benefícios da realização de atividades físicas regularmente. Além de ser um dia bem diferente para a comunidade, pois o comércio recebe visita de acadêmicos de educação física que além de realizarem atividades físicas orientam a população sobre os seus benefícios”, comenta Débora.

Na oportunidade, sete acadêmicos do curso de Educação Física auxiliaram na realização do Dia do Desafio, passando em todo o comércio da cidade para a realização de atividades físicas. Os trabalhos iniciaram as 5h45min na Gráfica Rex e se encerraram às 21h00min, em uma atividade realizada na Escola Nossa Senhora da Purificação.

O Dia do Desafio é realizado pelo Sesc em toda a américa. Anualmente são realizados sorteios para definir as cidades que irão competir. É uma disputa saudável, que visa à promoção da saúde e o estímulo à realização de atividades físicas, tendo como slogan:  DIA DO DESAFIO – Você se mexe e o mundo mexe junto. A principal proposta visa despertar o interesse pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição amigável entre cidades, realizando-se 15 minutos de atividade física.  “A competição é apenas um estímulo à participação, o objetivo principal é a conscientização em massa da população, da importância, dos benefícios e de como é simples praticar atividades físicas regularmente. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário”, destaca a educadora física.

A cada ano, busca-se atingir uma meta. Em 2015 o objetivo era alcançar 50% da população, com um resultado final de 52%. No último ano, a meta foi atingir 60%, com um resultado de 72%, mais precisamente, 1989 pessoas participaram do Dia do Desafio em Nova Candelária. “Neste ano, nosso objetivo está em 75%. No ano passado, o município disputou com a cidade de Redenção da Serra-SP, que somaram 39% da população, sagrando vitoriosa Nova Candelária.

O Dia do Desafio é realizado na última quarta-feira do mês de maio, neste ano será no dia 31 de maio. “Ainda não pensamos no que vamos realizar este ano, mas será realizado em parceria com as demais secretarias”, encerra a educadora física Débora.

Por: Dalvane Rafael – Jornalista – Assessor de Imprensa da Prefeitura de Nova Candelária.