EDUCAÇÃO FISCAL – PRINCÍPIO DE CIDADANIA

• Seu papel de cidadão pode contribuir para a sociedade

Assunto: Geral  |   Publicado em: 09/06/2017 às 08:05   |   Imprimir

Participar ativamente da sociedade vai muito além de exigir direitos, cumprir deveres, respeitar normas, leis ou princípios regulamentadores. A compreensão de uma cidadania ativa, participativa e solidária, também acontece mediante a existência e o entendimento dos direitos fiscais.

Na contemporaneidade, não há como falar de sociedade sem citar tributos e impostos, que devem ser compreendidos como um dever de cooperação social e econômica. A educação fiscal visa estabelecer e evidenciar a importância de se cumprir com o papel de cidadão, tanto no pagamento dos impostos, quanto na emissão de notas fiscais, na utilização do CPF na nota, na troca de notas, etc.

As escolas possuem um grande potencial no princípio educacional, tendo um alcance imensurável quando o assunto é conscientizar e orientar os educandos a desempenhar seus papéis como cidadãos. É com base na importância desta temática que o município de Nova Candelária, em parceria com a Secretaria da Fazenda, o Setor de Tributação, a Secretaria de Educação e Cultura e a Direção da Escola Municipal Papa Pio XII de Santa Lúcia, promoveram um trabalho voltado ao exercício da cidadania e o apoio à educação fiscal.

Desta forma, no dia 29 de maio, ocorreu na Escola Papa Pio XII uma palestra, com as turmas do sexto ao nono ano, ministrada pela Coordenadora do Grupo Municipal de Educação Fiscal, Marlise Weizenmann e a Coordenadora Pedagógica, Rejane Erthal Bruinsma.

“Com a abordagem do principal tema, que é a Educação Fiscal, oferecemos aos alunos um aprendizado de cidadania e matemática, tornando-os mais conscientes quando aprendem a identificar o funcionamento do sistema de arrecadações e a maneira como o dinheiro retorna ao município, em forma de serviços à comunidade”, afirmou Marlise.

Sabendo da importância de compreenderem sobre as notas fiscais, o funcionamento dos tributos e inclusive do bloco de produtor, Marlise enfatiza: “As crianças precisam vivenciar os valores fiscais e tributários nas práticas escolares, no ambiente da sala de aula. Assim, elas vão aprender e entender seu papel como cidadão, construindo valores que serão estendidos para a vida toda”.

Por: Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária.