Leite – Mitos e Verdades

• Representantes de Nova Candelária participam do 4º Fórum Itinerante do Leite

Assunto: Geral  |   Publicado em: 09/06/2017 às 08:08   |   Imprimir

A produção e comercialização do leite reúne diversos mitos e verdades. Visando discuti-los, reuniram-se pesquisadores, autoridades, técnicos, agricultores, estudantes e líderes de entidades representativas do setor, no dia 1º de junho no município de Palmeira das Missões, em comemoração ao Dia Mundial do Leite.

O 4º Fórum Itinerante do Leite aconteceu na Escola Técnica Celeste Globbato, contando com a presença de mais de duas mil pessoas, tendo transmissão ao vivo pelo Canal Rural.

O município de Nova Candelária foi representado pelos Extensionistas da Emater/RS-Ascar, pelo Secretário Municipal da Agricultura, pelo representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e produtores de leite do município. Os mesmos representantes também fizeram-se presentes, do município de Boa Vista do Buricá, acompanhado de uma Engenheira Agrônoma e agricultores. Estiveram presentes também, do município de São José do Inhacorá o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e um representante da Secretaria Municipal do Agronegócio e Meio-Ambiente.

Durante a manhã, palestrantes e debatedores falaram sobre mercado, consumo e inovação, abordando assuntos como a inovação na produção de leite para pessoas alérgicas e intolerantes a lactose, a importância do consumo do leite para a nutrição humana, as formas de agregar valor ao leite e o desafio de manter a tradição com suas características na produção da Agricultura Familiar. Também se discutiu o grande desafio do setor para deixar de ser importador de lácteos e tornar-se um exportador do próprio produto.

Logo em seguida, foram abordados temáticas a respeito de gestão, produção e renda. Entre os assuntos discutidos, relataram questões referentes a adubação das pastagens, manejo na produção do leite a base de pasto e complementação com ração, enfatizando a importância dos cuidados da sanidade animal para uma produção de qualidade.

À tarde, a programação do 4º Fórum Itinerante do Leite contou com seis oficinas temáticas.  Divididos em grupos para aprofundar conhecimentos específicos, a maior das oficinas teve como tema a “Produção de Leite e Gestão da Propriedade”. As demais, trataram sobre “Nutrição e Reprodução de Vacas em Lactação”, “Compost Barn na Integração Lavoura-Pecuária”, “Ferramentas de informática aplicadas na gestão”, “Sucessão Familiar na Atividade Leiteira” e “Formas de Agregar Valor ao Leite”.

Desta forma, abordando aspectos necessários para discussão sobre o Leite, o 4º Fórum itinerante representa a importância de eventos como este para o setor lácteo, tendo em vista a rápida evolução dos processos produtivos agrícolas e as tendências futuras as quais exigem dos produtores uma constante busca de conhecimentos, aprimoramento e capacitação.

No Youtube, você pode conferir o vídeo com toda a programação e todo o conteúdo do 4º Fórum Itinerante do Leite, pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=AMhj0U-FhuU.

As informações e fotos são da Extensionista da Emater/RS-Ascar de Nova Candelária, Ana Carolina Schittler.

Por: Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária.