Sucessão Familiar – Um assunto que precisa ser discutido!

• Quem irá seguir meus passos? Pais devem tratar o assunto desde cedo, garantindo a sucessão e diminuindo o impacto sobre as propriedades

Assunto: Geral  |   Publicado em: 09/06/2017 às 08:11   |   Imprimir

Seguir os passos dos pais no que se refere a profissão não é algo tão comum como antigamente. Hoje, os jovens buscam para suas vidas novas perspectivas, novas experiências afim de descobrirem sozinhos qual o caminho que devem seguir.

A sucessão familiar na agricultura é um tema que deve ser debatido, dentro de parâmetros positivos que possam influenciar de forma correta, os filhos e herdeiros a dar continuidade à atividade rural.

Com base neste objetivo, o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Nova Candelária, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura e a Escola Municipal Papa Pio XII de Santa Lúcia, realizaram palestras sobre os temas Sucessão Familiar e Educação Fiscal, aos alunos do sexto e nono ano.

Na abordagem da temática “Sucessão Familiar”, o Engenheiro de Produção Elir Paulo Pasquetti relatou sobre o histórico da colonização na região, enfatizando aspectos como o número de componentes familiares ao longo de décadas, a evolução dos sistemas de produção, evolução das máquinas, equipamentos e instalações e do crescimento da produção agropecuária no município de Nova Candelária, relacionando esses assuntos ao processo sucessório das famílias rurais.  “É importante destacar a importância de as famílias iniciarem desde cedo essa discussão, para que as mesmas se organizem, planejando e preparando para a sucessão à medida que os pais se aposentem ou passem os comandos da propriedade para seus filhos”, comentou Elir Pasquetti.

Dentre os fatores que interferem diretamente na sucessão familiar, Pasquetti destacou a questão da disponibilidade de terra das propriedades, a geração de renda suficiente para a manutenção e o crescimento econômico das famílias, a divisão das receitas geradas nas unidades de produção, tendo em vista que pais e filhos se envolvem nas atividades produtivas. Também, a participação dos filhos no planejamento da propriedade, a importância da pluriatividade nas famílias e a questão da infraestrutura produtiva que compreende na disponibilidade de máquinas, equipamentos, instalações e plantel de animais. Por último e extremamente importante, o interesse da família em possuir um sucessor.

“O processo sucessório nas unidades de produção familiares nem sempre é algo simples de implementar pois está relacionado a transferência dos bens materiais (terras, máquinas, equipamentos, instalações, etc) que compõem a herança das famílias e do poder decisório sobre a propriedade”, afirmou Pasquetti. Desta forma, é importante enfatizar que o tema deve ser tratado ao longo do tempo, evitando que seja assunto somente nos momentos que antecedem ou sucedem a morte dos pais, como geralmente acontece. Quanto antes decidido, menor o impacto negativo sobre a sucessão da propriedade.

Por: Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária.