SUCESSÃO FAMILIAR É PAUTA EM NOVA CANDELÁRIA

  • Escritório da Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura realizou palestra na Escola Nossa Senhora da Purificação

    Assunto: Geral  |   Publicado em: 08/08/2017 às 13:52   |   Imprimir

Quem irá dar continuidade as atividades no meio rural? Este questionamento permeia muitas famílias que vivem da agricultura, há muito tempo. Seguir os passos dos pais já não é mais tão comum como antigamente, pois hoje, os sonhos de muitos jovens são baseados em perspectivas que não envolvem o campo. Desta forma, a sucessão familiar na agricultura é um tema que deve ser debatido desde muito cedo, mostrando a importância da atuação e de existirem profissionais competentes e qualificados na agricultura, que é, sem dúvidas, uma das atividades mais importantes da sociedade.

Tendo em vista a acuidade do assunto, o Engenheiro de Produção Elir Paulo Pasquetti voltou a palestrar sobre o assunto, desta vez, aos alunos do Ensino Médio da Escola Nossa Senhora da Purificação.

Ao abordar a temática, foi apresentado aos alunos o histórico de colonização da região, enfatizando aspectos como o número de componentes familiares ao longo de décadas, a evolução dos sistemas de produção, a evolução das máquinas, equipamentos, e a instalação e crescimento contínuo da produção agropecuária no município de Nova Candelária.

Com foco na apresentação dos principais motivos que levam este processo a ser cada vez menos comum, Pasquetti utilizou como didática os levantamentos que já havia feito em outros momentos, na Escola Papa Pio XII. Desta forma, retrata-se novamente nesta matéria os principais fatores que interferem diretamente na sucessão familiar do campo:

A disponibilidade de terra das propriedades é um dos aspectos mais relevantes a ser observado, acompanhada da geração de renda suficiente para a manutenção e o crescimento econômico das famílias, da divisão das receitas geradas nas unidades de produção, tendo em vista que pais e filhos se envolvem nas atividades produtivas. Também, a participação dos filhos no planejamento da propriedade, a importância da pluriatividade nas famílias e a questão da infraestrutura produtiva que compreende na disponibilidade de máquinas, equipamentos, instalações e plantel de animais. Por último e extremamente importante, o interesse da família em possuir um sucessor.

“O processo sucessório nas unidades de produção familiares nem sempre é algo simples de implementar pois está relacionado a transferência dos bens materiais (terras, máquinas, equipamentos, instalações, etc) que compõem a herança das famílias e do poder decisório sobre a propriedade”, afirmou Pasquetti. Desta forma, é importante enfatizar que o tema deve ser tratado ao longo do tempo, evitando que seja assunto somente nos momentos que antecedem ou sucedem a morte dos pais, como geralmente acontece. Quanto antes decidido, menor o impacto negativo sobre a sucessão da propriedade.

 

Por: Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária.