FÓRUM PELA VIDA REALIZOU SUA 16º EDIÇÃO

• Do município de Nova Candelária, 42 pessoas foram até Cândido Godói, para discutirem alternativas para a saúde física e mental

Assunto: Geral  |   Publicado em: 15/09/2017 às 09:25   |   Imprimir

Promover a educação e a saúde em um contexto de defesa e garantia dos direitos, a programação do 16º Fórum pela Vida motivou a participação de mais mil pessoas, de 19 municípios da região noroeste.

Neste ano, o lema do Fórum foi “Vida que quero viva”, e contemplou oficinas e palestras sobre saúde física e mental. De acordo os participantes de Nova Candelária, os detalhes coloridos das flores que ornamentaram o salão paroquial, tornaram-se um convite à alegria, em uma programação focada em combater a depressão.

Na abertura oficial do evento, o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, reiterou a importância da parceria firmada entre as administrações municipais e outros apoiadores, para a realização de eventos dessa envergadura.

Sobre a depressão, o evento ofereceu a palestra intitulada: “Depressão. Vamos conversar?!”. Na oportunidade, a médica Elisabeth Maria Vieira enfatizou sua preocupação com o alto índice de pessoas que fazem uso de medicamentes antidepressivos, destacando as causas da doença, os sintomas, maneiras de prevenção e tratamento, assim como a relação entre os agrotóxicos e o sistema neurológico.

O evento também contou com o trabalho e auxílio de psicólogos e supervisores de saúde, líderes religiosos e inclusive, a participação do indígena Indjaré, que reside em Cândido Godói e compartilhou com os presentes, informações sobre sua cultura e maneira de viver.

Ao final do evento, os participantes tiveram a oportunidade de levarem para suas casas mudas de plantas bioativas e sementes de crotalária, podendo assim, colocar em prática parte do conhecimento construído ao longo da programação.

O ônibus que levou os representantes de Nova Candelária até Cândido Godói foi pago pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Meio-Ambiente. As informações são de Ana Carolina Schittler, extensionista da Emater/RS-Ascar.

Por: Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária.