Resgate de Sementes Crioulas

• Por: Escritório da Emater/RS-Ascar de Nova Candelária

Assunto: Geral  |   Publicado em: 04/04/2019 às 08:42   |   Imprimir

As sementes crioulas são variedades produzidas a vários anos em uma determinada família, comunidade ou região, as quais são passadas de geração a geração, preservando o costume de cultivos destas plantas e o consumo de determinados alimentos, oriundos destas sementes.

As sementes crioulas fazem parte da nossa história, sendo plantadas, cultivadas e selecionadas por produtores que ainda preservam esta tradição. Ainda, possuem um grande valor cultural e destacam-se pela sua adaptação às condições climáticas e ao solo da região e aos sistemas de produção, sendo muito sensíveis ao uso de agrotóxicos.

No município de Nova Candelária, vários produtores cultivam algumas espécies de sementes crioulas, mas uma família, em especial, se destaca na realização desta atividade. A família da Sra. Anita Reckziegel Haas e a Sra. Clarisse Haas, mãe e filha, cultiva aproximadamente 30 tipos de sementes crioulas na sua propriedade rural, na localidade de Lajeado Ouriço.

A família Haas cultiva espécies de pipocas, milhos, feijões, pepinos, melancias, amendoins, melões, batatas, entre outras. Assim como fazem o cultivo de diversas frutas, verduras, plantas medicinais, temperos e flores. Grande parte do que é consumido pela família é produzido na propriedade, garantindo a segurança e a soberania alimentar.

A Emater/RS-Ascar de Nova Candelária realiza um trabalho contínuo pelo resgate, valorização, preservação e multiplicação das sementes crioulas, realizando visitas as propriedades e orientações aos produtores, distribuição de sementes aos grupos de mulheres e em eventos coletivos, assim como um pequeno banco de sementes crioulas junto ao escritório municipal.

Os produtores que possuem alguma variedade destas sementes e que gostariam de repassar a outros produtores, podem levar uma amostra até o Escritório da Emater/RS-Ascar de Nova Candelária.

Por: Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Nova Candelária