SETEMBRO AMARELO 2019 - Confira um resumo das atividades desenvolvidas em Nova Candelária

• Mais fotos na página do Facebook "Prefeitura de Nova Candelária"

Assunto: Geral  |   Publicado em: 18/09/2019 às 16:57   |   Imprimir

Estamos no mês de setembro, o qual possui muitas datas importantes, dentre elas uma de fundamental importância que é o dia 10 de setembro, dia mundial da prevenção ao suicídio e motivação para a campanha do setembro amarelo. As estatísticas são assustadoras. Segundo o CVV, a nível mundial os dados apontam um suicídio a cada 40 segundos. No Brasil, 25 brasileiros morrem por dia vítimas de suicídio.

Em nosso país a campanha ocorre desde 2014 e visa a conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio e a criação de estratégias para a melhora na qualidade de vida das pessoas.  O suicídio é um gesto de autodestruição, realização do desejo de morrer ou de dar fim a própria vida (segundo o CVV). Pessoas de todas as idades, sexo ou classes sociais podem cometer suicídio.

Vários motivos podem levar ao suicídio. Normalmente a pessoa sente necessidade de livrar-se de uma dor muito grande e pensa não haver outra saída. O suicida não quer morrer, ele quer apenas matar a dor que sente.

Atualmente, o suicídio é um problema de saúde pública no Brasil. Assim, o Setembro Amarelo é também uma medida preventiva educativa. É preciso deixar de ter medo de falar sobre o assunto, derrubar tabus e compartilhar informações ligadas ao tema.

Neste sentido, em Nova Candelária várias estratégias foram realizadas. Durante todo o ano são realizados acolhimentos a pessoas em sofrimento nas secretarias do município. Porém, no mês de setembro, estes acolhimentos se intensificam e são desenvolvidas ações mais amplas para a promoção da prevenção do suicídio e melhora na qualidade de vida emocional das pessoas.

Nas escolas, a SMEC desenvolveu através de trabalho conjunto da equipe palestras sobre o tema, onde a psicóloga Andressa Wille abordou informações importantes sobre o tema para que o mesmo seja compreendido, e, principalmente, sejam desenvolvidas atitudes empáticas e respeitosas para com as pessoas em situação de sofrimento emocional. Assim, no dia 10 de setembro as escolas Nossa Senhora da Purificação e Papa Pio XII, a partir do 6º ano receberam palestras sobre o tema. Também foi distribuído material informativo e dinâmicas. Junto ao grupo de professores e funcionários também foi realizada sensibilização. Já os alunos do ensino médio tiveram a palestra no dia 11 de setembro.

Na Secretaria da Assistência Social também foram realizadas conversas informativas junto aos grupos de usuários e o CRAS teve sua decoração do tema.

Na Secretaria da Saúde, foram realizados acolhimentos a todos os usuários através de conversas, oferta de serviços profissionais, decoração e atividades diversas.

A Prefeitura também teve sua decoração com a temática. É de extrema importância que todas as pessoas tenham alcance as informações necessárias.

Em nosso município, os serviços de acolhimento disponíveis são realizados pela Secretaria da Saúde, Secretaria de Assistência Social (CRAS), Secretaria da Educação e Cultura, CVV (Centro de Valorização da Vida) através do número 188 (ligação gratuita).

Tem bastante material disponível no site do CVV.