Criatividade na hora do combate à Dengue

• Secretaria da Saúde promove gincana temática aos alunos de Nova Candelária

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 06/04/2017 às 14:53   |   Imprimir

Utilizar a criatividade para alertar sobre os danos causados à saúde pela Dengue e a importância da prevenção e do combate ao mosquito transmissor é uma importante ferramenta, pois permite que os alunos aprendam de forma diferenciada e divertida sobre tudo que permeia o tema.

Foi baseando-se na utilização de novas alternativas de conscientização, que a Secretaria da Saúde de Nova Candelária, representada pela Agente de Endemias, pela Nutricionista, pela Educadora Física e a responsável pela Vigilância Sanitária, organizou um dia especial de aprendizagem e diversão, com a temática da Prevenção ao mosquito Aedes Aegypti.

O trabalho é realizado a partir de uma proposta de campanha do Governo Federal, denominada “Saúde na Escola”, que visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

Na ocasião, reuniram-se no Pavilhão da Schweinfest, no dia 30 de março, os alunos do Pré ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Pio XXII, bem como os alunos das mesmas séries da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Purificação e a turma do Pré da EMEI Mundo Encantado. Os alunos foram instigados a compartilhar seus conhecimentos sobre o tema, participando de uma gincana temática educacional. Divididos em grupos, tiveram que esvaziar pneus, recolher lixos, virar garrafas, fazer cruzadinhas e inclusive, ir à caça ao mosquito.

“O trabalho com crianças e adolescentes é gratificante, pois desta forma incentivamos desde cedo para que cuidem do meio-ambiente, da saúde e da qualidade de suas vidas. Assim, esse trabalho realizado aos poucos faz com que elas cresçam conscientes e as gerações sejam cada vez mais cuidadosas”, comentou Angela, Agente de Endemias de Nova Candelária.

Por: Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária.