AEDES AEGYPTI NÃO SENTE FRIO

• Vigilância alerta sobre cuidados com a dengue mesmo durante o inverno

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 03/05/2017 às 15:56   |   Imprimir

Iniciamos uma estação onde as constantes chuvas fazem parte do dia-a-dia. Muitos acreditam que o cuidado com a dengue no inverno, não necessita ser tão intensa quanto o verão, pois são nas altas temperaturas que aumenta a capacidade de reprodução do mosquito. Essa ideia está sendo desmistificada, pois mesmo com o frio intenso, o inverno representa uma época onde os cuidados devem aumentar, devido as pancadas de chuva que ocorrem a todos os momentos, o que aumenta a possibilidade de locais com água parada.

O frio, geadas e pancadas de chuva a todo momento, aumentam as chances da água da chuva estocar-se em locais propícios a criadouros, facilitando a reprodução do mosquito. “Neste período, é importante que a população se conscientize, pois, podemos aproveitar o frio e acabar com os criadouros, o que consequentemente, reduzirá o alcance da doença na próxima estação”, comenta Angela Fusiger, Agente de Endemias do município de Nova Candelária.

Não se pode deixar de lado os cuidados e a atenção básica neste período, pois os terrenos necessitam de constantes verificações, em lugares como ralos, piscinas, caixas d’água, lonas e é claro, nos potes, garrafas e qualquer objeto que possa armazenar água.

Para combater a dengue, os cuidados são basicamente os mesmos que você precisa ter em outras estações do ano, como:

• Esvaziar e guardar as garrafas com o gargalo para baixo;
  • Guardar pneus secos e outros objetos que acumulem água em local coberto;
  • Escorrer a água dos vasos de planta e colocar areia nos pratinhos que servem de apoio;
  • Verificar se as calhas da casa não estão entupidas;
  • Colocar o lixo em sacos plásticos e fechar bem, colocando-o para coleta nos horários certos;
  • Receber os agentes de saúde que atuam no combate aos focos das dengue.

São esses cuidados e a atenção redobrada nos períodos chuvosos, que fazem do pátio de Clarice Muller, um exemplo a ser seguido. Residindo ao lado da Prefeitura Municipal de Nova Candelária, Clarice e seu esposo moram no município há 40 anos e afirmam que o capricho e os cuidados com o terreno são exemplos que receberam de casa, dos seus pais. “Todo dia estou ‘fuçando’ para deixar tudo bonito, limpo e organizado. Minha mãe residia em Boa Vista do Buricá e também era muito cuidadosa com essas questões, estou seguindo seus exemplos e assim faço minha parte para evitar a procriação do mosquito da Dengue”, afirmou Clarice.

Por: Dalvane Rafael - Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária