Nova Candelária engajada na Promoção da Saúde

  • Alunos do município receberam atenção especial pelo Programa Saúde na Escola

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 24/05/2017 às 13:53   |   Imprimir

O Programa Saúde na Escola (PSE) tem como principal objetivo, a integração e articulação permanente da educação e saúde nas instituições de ensino, o que proporciona melhorias na qualidade de vida dos educandos.

Visando a formação integral dos estudantes por meio das ações de promoção de saúde, de prevenção a doenças e enfrentamento de vulnerabilidades que podem comprometer o desenvolvimento de crianças e jovens que frequentam a rede pública de ensino.

De acordo publicado pelo site do MEC, o público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Instituído em 2007, o PSE é constituído por cinco componentes:

 

a) Avaliação das Condições de Saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública;

b) Promoção da Saúde e ações de Prevenção de doenças e de agravos à saúde. O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) integra-se a esse componente;

c) Educação Continuada e Capacitação dos Profissionais da Educação e da Saúde e de Jovens;

d) Monitoramento e Avaliação da Saúde dos Estudantes;

e) Monitoramento e Avaliação do Programa.

 

Mais do que uma estratégia de integração das políticas setoriais, o PSE se propõe a ser um novo desenho da política de educação e saúde uma vez que:

 

1 - Trata a saúde e educação integrais como parte de uma formação ampla para a cidadania e o usufruto pleno dos direitos humanos;

2 - Permite a progressiva ampliação das ações executadas pelos sistemas de saúde e educação com vistas à atenção integral à saúde de crianças e adolescentes;

3 - Promove a articulação de saberes, a participação de estudantes, pais, comunidade escolar e sociedade em geral na construção e controle social da política pública. – Informações: http://portal.mec.gov.br.

 

No município de Nova Candelária, a cada ano são desenvolvidas estratégicas que vão em encontro a promoção de saúde. No mês de maio estiveram nas Escolas Papa Pio XII, Nossa Senhora da Purificação e EMEI Mundo Encantado, para traçar o perfil nutricional dos educandos, atentando para possíveis casos de sobrepeso e obesidade, bem como baixo peso ou desnutrição.

Além disso, também realizaram os testes de acuidade visual, verificando a qualidade da visão dos estudantes. Se constatada alguma dificuldade visual, os mesmos são encaminhados para consultas.

 

Por: Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária. 

Últimas Notícias sobre Saúde

  • TODOS CONTRA DENGUE
    • 12/03/2024
  •  Aviso Importante
    • 07/03/2024