HOMEM – NÃO DEIXE QUE O TABU INFLUENCIE NA SUA SAÚDE

  • Nova Candelária apoia o Novembro Azul e trabalha a conscientização sobre o câncer de próstata

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 10/11/2017 às 09:44   |   Imprimir

Organizada pela Sociedade Brasileira de Urologia, a campanha do Novembro Azul tem como principal objetivo alertar aos homens para os cuidados com o câncer de próstata, para a realização dos exames e a importância de manterem a saúde em dia.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Somente entre 2016 e 2017, 61,2 mil novos casos foram estimados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O intuito da campanha é estimular ao público masculino a superação da vergonha em relação ao assunto, que ainda, é permeado por muitos mitos e inverdades, escondidos por aspectos culturais, como o machismo. De acordo pesquisas realizadas pelo Inca, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove tem mais de 55 anos, que na maioria das vezes, associam os exames preventivos e os cuidados com a saúde, com a perda da virilidade.

 

Atente para os sintomas e prevenção

Na fase inicial da doença, muitos diagnosticados afirmam observar sangue na urina, dificuldade em urinar, diminuição do jato de urina e aumento da frequência ao banheiro.

Para confirmar uma suspeita sinalizada pelo exame de toque retal ou o Antígeno Prostático Específico (PSD), é feita uma biópsia, que consiste em analisar pequenos pedaços da glândula. Homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos têm maior chance de também desenvolvê-lo. Outros fatores de risco são sobrepeso e tabagismo. Praticar atividades físicas e manter uma alimentação saudável são formas de prevenir a doença.

 

Em Nova Candelária

No mês de novembro, durante todos os dias, homens com mais de 55 anos podem agendar suas consultas de enfermagem, ou encaminhamentos para exames com profissional especializado (médico urologista). No dia 18 de novembro, a partir das 9h00min, no Centro Multiuso, com o Dr. Cláudio Polo.

 

Por: Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária. 

Últimas Notícias sobre Saúde