Grupo de Gestantes de Nova Candelária conta com a participação dos papais

  • Com a mudança de horário dos encontros, papais e mamães reúnem-se para aprender mais sobre gravidez e o desenvolvimento das crianças

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 19/08/2019 às 08:58   |   Imprimir

A Secretaria da Saúde de Nova Candelária iniciou mais um grupo de gestantes, visando disseminar e abordar as informações sobre a gravidez e o desenvolvimento das crianças, sobre as diferentes vivências entre as mulheres participantes, a importância do pré-natal, as modificações corporais e emocionais, os cuidados de higiene, a importância do aleitamento materno, os benefícios legais que a mulher tem direito, o parto e o puerpério, a importância do planejamento familiar e questões escolhidas pelas próprias integrantes do grupo.

O primeiro encontro foi realizado no dia 30 de julho, com a participação dos papais. Na ocasião, Janete, técnica de enfermagem, falou sobre as vacinas. A nutricionista Leisi relatou sobre a importância da alimentação do bebê e na gestação e a educadora física Débora trouxe aos presentes as atividades físicas benéficas para a mamãe e os bebês.

Pela primeira vez, os encontros estão sendo realizados no turno da noite, visando também a participação dos pais, que deixou o momento mais interativo, com brincadeiras, músicas, perguntas, dinâmicas e o agendamento de atividades físicas individuais de cada gestante, proporcionadas pela secretaria da saúde.

Na quinta-feira, 08 de agosto, foi realizado o segundo encontro, que teve como tema a importância de uma boa saúde bucal, ministrado pelo dentista Vanderlei, que abordou a necessidade da higiene e os cuidados com as mamães e com os bebês, bem como, o uso da mamadeira e da chupeta. Em seguida, a equipe do CRAS Viva Bem, formada pela assistente social Liandra, pela psicóloga Franciele e pela professora de artesanato Vera, continuaram os trabalhos com um bingo da gestação, que trouxe em pauta diversos assuntos como a importância da presença do pai no pré-natal, na hora do parto, no puerpério, entre outros.

Para encerrar, em grande grupo, conversaram sobre as mudanças na vida do casal após a chegada de um filho, a importância da participação dos papais e das mamães para o bom desenvolvimento da criança, os estímulos, a atenção, o carinho e os cuidados. De forma muito criativa, os papais surpreenderam com suas obras de artes nas pinturas das barrigas das gestantes, que proporcionou muitas risadas e um clima amistoso.

O próximo encontro será no dia 19 de agosto, segunda-feira, que terá uma conversa com a pediatra Katchibianca Bassani Weber e com a enfermeira Carmen Deobald.

Mais fotos, na página do Facebook "Prefeitura de Nova Candelária".

 

Por: Dalvane Rafael - Jornalista e Assessor de Comunicação da Pref. de Nova Candelária. MTB 19061/RS.

 

Últimas Notícias sobre Saúde

  • TODOS CONTRA DENGUE
    • 12/03/2024