Novembro Azul

  • Assunto: Saúde  |   Publicado em: 17/11/2023 às 11:40   |   Imprimir

💙💙💙Na noite de sexta-feira (17), a administração municipal, através da secretaria de saúde realizou no Pavilhão da Schweinfest atividades alusivas ao novembro azul, inicialmente a palestra com o Dr Jomar Dominiqui, Urologista que trabalha na Clínica São Vicente e também no Hospital de Três de Maio, realizando procedimentos e cirurgias urológica, esclareceu e apresentou questões referentes ao câncer de próstata, na sequência a professora Débora Stroher realizou atividades de auto cuidado com o público presente.
No final todos receberam um lanche e um brinde.
17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando apenas atrás do câncer de pele não melanoma. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Ainda de acordo com o INCA, o aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
Levando esses dados em consideração, diversas campanhas e datas comemorativas são criadas com o intuito de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce da doença. Quanto mais cedo for descoberto, melhor a resposta do tratamento e, consequentemente, maiores serão as taxas de cura.
Em relação às doenças que atingem a população masculina, o câncer de próstata está entre as mais comuns. Pensando nisso, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata foi criado em 2003, na Austrália. Comemorado no dia 17 de novembro, a data também deu origem ao movimento Novembro Azul.
Então por isso se faz campanhas para que se descubra precocemente e que seja tratado e que se tenha a cura.
Durante todo mês de novembro estamos proporcionando exames, para os homens acima de 40 anos, para os homens que durante o ano ainda não fizeram seus exames de rotina, pedimos para que venham até a Unidade Básica de Saúde para encaminhar os exames para que se possa diagnosticar precocemente e ter a cura sem causar sofrimento a si e também à família.

Últimas Notícias sobre Saúde

  • TODOS CONTRA DENGUE
    • 12/03/2024