Projeto Administrando com a Comunidade entra em sua fase de conclusão

• Na terceira reunião, tratou-se sobre a Secretaria Saúde e a da Agricultura, Abastecimento e Meio-Ambiente

Assunto: Administração  |   Publicado em: 28/04/2017 às 09:55   |   Imprimir

Na quarta-feira, 26 de abril, a partir das 9h30min, iniciou-se a terceira reunião da retomada do Projeto “Administrando com a Comunidade”, que possui como principal objetivo a transparência administrativa, por meio do repasse de informações para a comunidade a respeito dos trabalhos desenvolvidos até o momento e dos planos de trabalho e atuação para os próximos dias, meses e anos.

Durante as reuniões entre equipe de gestão da Prefeitura e Secretariado, definiu-se que a retomada deste projeto que foi criado durante o primeiro mandato do Prefeito Carlos Luiz Rohr, visa estabelecer uma relação mais próxima entre administração e população, para que prioridades sejam elencadas e possam ser analisadas, buscando viabilizá-las e melhorar a qualidade de vida dos munícipes de Nova Candelária.

A terceira reunião iniciou com a equipe da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Meio-Ambiente, que explanou sobre suas atividades já desenvolvidas e projetos futuros. O Secretário da Agricultura Mario Schneiders apresentou a equipe de trabalho, que conta com Secretário, Engenheiro Agrônomo e três Agentes. Em seguida, apresentou alguns programas do governo utilizados pela secretaria, falou sobre o funcionamento do atendimento ao público, sobre o setor dos blocos de produtor e ICMS, sobre as atividades da inspetoria veterinária e o serviço municipal de meio-ambiente.

Na sequência, o Secretário Mario iniciou uma breve explicação sobre a importância dos programas oferecidos pela secretaria, como o de inseminação artificial, que conta com o sêmen gratuito e um subsídio na inseminação, sobre as sementes forrageiras, atendimentos veterinários, serviços sem custos de terraplanagem com maquinário próprio, programa de açudagem, fornecimento de transporte para capacitação de produtores rurais, entrega de mudas frutíferas e de paisagismo, alevinos, avaliação de imóveis rurais, vistoria e fiscalização ambiental, entre diversos outros assuntos.

Antes de passar a palavra à comunidade, elencou algumas das prioridades para 2017-2020, tais como: Recuperação de solo, kits de fenação, compra de sementes forrageiras de qualidade, implantação de pelo menos 1,0 hectare de Perene (como gramas Tifton, Áries, Kurumi), assistência técnica, recuperação de mata ciliar, recolhimento de resíduos, etc. A comunidade discutiu sobre os serviços e solicitou uma atenção maior aos poços artesianos de Sanga Bela, Campina e Linha Fátima. Também foi solicitado que o roteiro de lixo fosse mais vezes divulgado além do programa de rádio da Prefeitura que vai ao ar aos domingos, a aquisição de um rastel e uma reorganização da bomba de esterco de Linha Fátima, Bom Jardim e Ilhota.

Dando continuidade a reunião a Secretária da Saúde Simone Wille também iniciou apresentando sua equipe, que conta com ela de Secretária, agente administrativo, médicos, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, vigilante epidemiológica, vigilante sanitária, agentes de saúde, dentista, auxiliar de saúde bucal, nutricionista, psicóloga, motoristas, farmacêutica, recepcionista e serviços gerais.

A equipe da Secretaria da Saúde apresentou aos presentes na reunião, dados importantíssimos a respeito do atendimento mensal realizado pela unidade, que ao todo somam 5.302 pacientes/mês. Deste total, 730 atendimentos médicos, 200 odontológicos, 82 psicológicos, 40 nutricionais, 1500 farmacêuticos, 1500 na enfermagem, 800 atendimentos mais alunos em grupos e 450 encaminhamentos realizados pela secretaria. Simone apresentou os grupos e programas, orientando também sobre o funcionamento do SUS, Cofron, das Tarifas Sociais, auxílios conforme Lei Municipal nº 947/15 de 29 de julho de 2015, Sisreg e Gercon. Ainda, destacou sobre todos os convênios existentes na saúde, enfatizando que a porta de entrada para o paciente, sempre será a Unidade Básica de Saúde.

A comunidade, após ouvir e tirar muitas dúvidas sobre o funcionamento de programas como o SUS elencou pontos importantes como prioridades: Maior divulgação sobre assuntos como o SUS e o funcionamento do atendimento farmacêutico e a aquisição de camas hospitalares.

Todas as reivindicações e aspectos levantados foram registrados pelos representantes da Administração Municipal, para que sejam estudadas e viabilizadas. Na última reunião do Projeto, depois de todas as secretarias apresentarem seus objetivos, as prioridades elencadas serão discutidas e a comunidade saberá se é possível ou não, a realização das mesmas, pois tudo deve ocorrer dentro dos trâmites legais.

Por: Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária.