SORRINDO PARA O FUTURO

• Sesc, Secretaria da Educação e Secretaria da Saúde de Nova Candelária incentivam os cuidados com a saúde bucal

Assunto: Administração  |   Publicado em: 11/05/2017 às 14:41   |   Imprimir

Iniciado no ano de 2009 pelo Sesc-RS, o programa Sorrindo para o Futuro visa melhorar a higiene bucal das crianças e consequentemente promover a saúde e os cuidados com os dentes.

É incentivando os hábitos saudáveis, que o programa é acolhido cada vez mais entre Prefeituras, que buscam auxílio para ensinar as crianças e adolescentes a cuidarem da sua saúde bucal, escovando, higienizando e alimentando-se da forma correta, utilizando o flúor, o fio-dental, escovas e pastas de dentes adequadas e inclusive os cuidados com a mastigação.

Em 2015, o Sesc divulgou um dado que confirmou a participação de 250 municípios inscritos no programa, totalizando 207 mil crianças atendidas, confirmando a efetividade e grande alcance deste projeto.

Em constante inovação, o Programa estimula maior acesso ao tratamento odontológico, por meio do ensino de boas práticas e o acompanhamento profissional. Em Nova Candelária, a Técnica em Saúde Bucal Estela Maria Johann aplica o programa, conversando, explicando e distribuindo para as crianças o material necessário para realizar a higiene correta, como escola, pasta de dente e fio-dental. “Atendo 16 municípios, que totaliza 10 mil crianças. Após as demonstrações, também verificamos a situação de cada uma, inscrevendo-as no Programa e criando uma ficha para elas. Se houver necessidade de um atendimento especializado, é realizado o encaminhamento em parceria com a Secretaria de Saúde do município”, esclareceu Estela.

Por: Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária.