NOVA CANDELÁRIA NA BUSCA PELA ACESSIBILIDADE

• Estão sendo distribuídas no município, vagas de estacionamento reservadas para deficientes e idosos

Assunto: Administração  |   Publicado em: 01/09/2017 às 15:54   |   Imprimir

Com o advento das normas específicas que objetivam garantir os direitos fundamentais voltados para o bem-estar de idosos e propiciar melhores condições de acessibilidade aos portadores de deficiências físicas, o município de Nova Candelária agora possui vagas de estacionamento restritas para idosos e deficientes.

O direito é garantido pela lei 10098/00, que aborda os diversos problemas enfrentados pelos cidadãos brasileiros, no que se refere ao acesso e adequação de estabelecimentos públicos, para que possam oferecer acessibilidade a todos os públicos. A lei estabelece normais gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, garantindo melhorias na qualidade de vida destes cidadãos.

Foi pensando nisso, que a administração municipal entrou em contato com o Conselho de Trânsito de Nova Candelária, para viabilizar vagas especiais a deficientes e idosos.

Desta forma, com o auxílio do setor de engenharia da Prefeitura e o Supervisor de Transito do município, Mario Weizenmann, está sendo demarcado no município alguns locais estratégicos para reserva das vagas. Duas já foram pintadas e identificadas com placas. Elas estão localizadas na Rua São Nicolau, em frente ao Mercado Poko Preço e a Cooperativa Sicredi.

Para estacionar nas vagas, os usuários devem se encaixar na situação permitida e portar consigo um cartão de identificação, de deficiente ou idoso, com seu nome e outras informações. Este cartão possui data de validade de dois anos e poderá ser adquirido a partir da metade do mês de setembro, na Secretaria de Trânsito do município, junto ao Parque de Obras.

Por: Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária.