NOVA SEDE DO PIQUETE MARCA DA FERRADURA INAUGUROU NO DOMINGO

• Confira fotos da cobertura do evento

Assunto: Administração  |   Publicado em: 22/12/2017 às 14:36   |   Imprimir

O dia 17 de dezembro de 2017 ficará para sempre marcado na memória dos tradicionalistas gaúchos associados ao Piquete Marca da Ferradura, de Nova Candelária. Foi neste dia, que a nova sede do Piquete foi inaugurada, depois de muito trabalho, muitas doações e o desejo muito forte de possuir um local amplo, apropriado e construído especialmente para destacar todo o amor pela tradição gaúcha.

O Piquete Marca da Ferradura surgiu a partir de um grupo de tradicionalistas que almejavam criar um CTG. Após diversas reuniões, em 2002 criou-se a identidade visual do Piquete, passaram a chamá-lo de Marca da Ferradura, nome sugerido pelo atual Patrão, José Zimmer. No ano seguinte, já aconteceram as comemorações farroupilhas, quando a Chama Crioula foi recebida no quiosque do Sr. Orlando Germano Konzen. Em agosto de 2004, a primeira reunião em uma sede própria foi realizada, na comunidade de Sanga bela, que passou a ser a casa dos tradicionalistas do Piquete Marca da Ferradura.

Com a missão de difundir e preservar a cultura e os costumes gaúchos, o Piquete hoje conta com quatro invernadas artísticas, divididas nas categorias fraldinha, dente de leite, infantil e juvenil, somando 65 crianças e adolescentes nova-candelarienses que representam o município por meio da dança. Ainda possui o grupo de Cavalarianos da Campeira, que representam o Piquete em muitas festividades.

Na inauguração do dia 17, estiveram presentes diversas autoridades, patrões e patroas de outros Centros de Tradições Gaúchas, peões, prendas, patrocinadores, colaboradores, as representações artísticas, Prefeito Municipal Carlos Luiz Rohr e Vice-Prefeito Renato Antônio Müller, a Coordenadora Regional da 20ª Região Tradicionalista, Luciane Rolim, vereadores, ex-patrões do Piquete Marca da Ferradura, entre outros.

O Piquete Marca da Ferradura destacou seu agradecimento a todas as pessoas que estiveram presentes, em especial aos patrocinadores e todos que se empenharam para que este sonho pudesse se tornar realidade.

Por: Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária.