Nova Candelária esclarece: Por que nossa região voltou à bandeira laranja?

Na décima rodada preliminar do Distanciamento Controlado o Rio Grande do Sul manteve 15 regiões com risco alto. Na mesma rodada, evoluíram para a bandeira vermelha as regiões de Taquara, Santo Ângelo, Cruz Alta, Santa Rosa, Erechim, Passo Fundo, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul.

Após a mudança de classificação, os prefeitos da Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste – AMUFRON – contestaram junto ao Governo do Estado os motivos que levaram a região de Santa Rosa integrar a bandeira vermelha nas regras do distanciamento social. Utilizaram como argumentos a projeção do número de óbitos por período de uma semana para cada 100 mil habitantes e o número de Pacientes Covid-19 confirmados em leitos UTI no último dia de avaliação, somado ao número de pacientes Covid em leitos de UTI há 7 dias. No recurso os prefeitos ponderam que ampliaram em 50% os leitos de UTI com financiamento próprio, como medida de garantir a devida assistência à região.

Após analisar os 63 pedidos de reconsideração de municípios e associações regionais, o governo do Estado divulgou na segunda-feira, 13 de julho, o mapa definitivo da décima rodada do Distanciamento Controlado. São 10 regiões em bandeira vermelha (alto risco epidemiológico) e as outras 10 com laranja (risco médio), vigentes a partir da 0h desta terça (13/7) até as 23h59 da próxima segunda-feira (20/7).

Das 15 regiões preliminarmente classificadas com a cor vermelha, 11 apresentaram recursos e, destas, cinco tiveram os pedidos acatados – Cruz Alta, Erechim, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa e Santo Ângelo – e permanecerão na laranja, ou seja, com menos restrições à circulação e atividades econômicas.

Desta forma, a região de Santa Rosa, a qual Nova Candelária pertence, permanece classificada como bandeira laranja, seguindo as restrições cabíveis. Destaca-se mais uma vez a importância do trabalho preventivo realizado no Município e da conscientização de toda comunidade no uso das máscaras de proteção e demais cuidados.

Por: Dalvane Rafael - Jornalista e Assessor de Comunicação da Pref. de Nova Candelária. MTB 19061/RS. Informações e fontes: estado.rs.gov.br / portalfc.com.