PROJETO PISA – UMA ALTERNATIVA PARA A PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL

• Secretaria da Agricultura de Nova Candelária auxilia produtores na adoção do projeto Produção Integrada em Sistemas Agropecuários (PISA)

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 15/12/2017 às 14:11   |   Imprimir

Criado em 2009, o Projeto PISA (Produção Integrada em Sistemas Agropecuários) tem como objetivo, organizar e desenvolver as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul, por meio da capacitação dos produtores, agregando-os conhecimento e proporcionando qualidade à produção agropecuária.

Como iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no Rio Grande do Sul, faz parte do programa “Juntos para Competir, que se estabeleceu de uma parceria entre o Sebrae, Senar e Farsul. Em Nova Candelária, 22 famílias participam do projeto, recebendo total apoio da Prefeitura por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.

No mês de dezembro, aconteceu na propriedade da família de Junior e Janete Grings, de São Miguel, interior de Nova Candelária, a terceira “Clínica Tecnológica”, que reuniu produtores que participam do projeto PISA, bem como parceiros das instituições que apoiam a inciativa, técnicos, entre outros. Na ocasião, abordaram as temáticas técnicas do funcionamento do projeto e realizaram encaminhamentos para a sequência do trabalho. Os técnicos que atuam em Nova Candelária são Jeferson Eidt (Engenheiro Agronômo) que atende a propriedade da família Grings, e Daniel Rech (Médico Veterinário) que atende as demais 21 propriedades.

Como principal destaque do encontro, foi apresentada a evolução da propriedade da família Grings, que durante os 7 meses do programa PISA, obteve muitas melhorias significativas, como na produtividade dos pastos, na redução da carga de trabalho na rotina da propriedade, redução do fornecimento de silagem e inclusive, a diminuição do teor de proteína nos suplementos concentrados, em comparação ao que estavam habituados em anos anteriores. Também foi apresentado a maneira em que a propriedade conduz o manejo dos pastos, no sistema “Rotatínuo”, onde através de piquetes maiores, seguindo orientações de altura de entrada e de saída dos animais dos pastos, favorece o crescimento vegetal e assim há eficiência produtiva, bem como o animal tem a disposição alimento de maior qualidade de nutricional.

Todos esses aspectos indicam que as ações do Projeto PISA impactam em melhorias no sistema de produção de cada propriedade em especifico. E assim abrem o caminho para a intensificação sustentável, onde os aspectos econômico, social e ambiental estão em equilíbrio.

Ao encerramento do encontro, o Secretário de Agricultura Mário Schneiders agradeceu a participação de todos os produtores durante as atividades do Projeto PISA em 2017, reforçando o convite para em 2018. Para fortalecer e incentivar cada vez mais a participação dos produtores, foram distribuídos por sorteio diversos insumos e brindes aos presentes.

Por: Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária.