PROPULSOR AERADOR DIMINUI EM MAIS DE 70% MATERIAL CONTAMINANTE AO SOLO

  • Representantes da Embio estiveram em Nova Candelária para a realização de testes em propriedade locais

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 17/10/2018 às 18:05   |   Imprimir

A preservação ambiental, preocupação básica de qualquer sistema de produção, deve estar presente em qualquer atividade, em especial no manejo dos dejetos e rejeitos de animais. Prioritariamente os dejetos devem ser usados como adubo orgânico, respeitando sempre as limitações impostas pelo solo, água e planta. Quando isso não for possível, há necessidade de tratar os dejetos adequadamente, de maneira que não ofereçam riscos de poluição quando retornarem à natureza.

Desta forma, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Nova Candelária, em parceria com a Emater/RS-Ascar e a Embio (Empresa de Biotecnologia) de Marechal Cândido Rondon, testam em Nova Candelária alternativas para reduzir os poluentes encontrados nas esterqueiras de suínos.

Na terça-feira, 16 de outubro, estiveram no município para uma visita técnica Hélio Solon Arnhold, Diretor Comercial da Embio e Alisson Oliveira da Silva, Representante Comercial da Empresa. Acompanhados do Secretário da Agricultura Mario Schneiders, visitaram as propriedades de Ambrósio José Bach e Silvestre Weschenfelder, onde foram instaladas nas esterqueiras, em julho de 2018, o aparelho propulsor aerador, que injeta oxigênio e adiciona elementos e bactérias benéficas, acelerando a decomposição e o tornando mais favorável para a utilização no plantio.

Dentre os diversos benefícios do aerador, a diminuição do odor destaca-se como um dos mais perceptíveis. “Uma esterqueira estabilizada em todos os sentidos possui menor odor e reduz em mais de 70% o material contaminante, auxiliando no aproveitamento da planta sem prejudicar o solo”, afirma Hélio Solon.

Na ocasião, voltaram a coletar amostras nas esterqueiras das duas propriedades, para analisá-las e as comparar com as coletadas antes da instalação do aerador. De acordo o Secretário da Agricultura Mario Schneiders, oportunamente após os resultados das análises, serão dadas mais informações referentes a este projeto.

 

Por: Dalvane Rafael - Jornalista e Assessor de Comunicação da Pref. de Nova Candelária. MTB 19061/RS.