Secretaria da Educação adquire brinquedos para escolas municipais

• Assessoria de Imprensa – P. M. Nova Candelária

Assunto: Educação  |   Publicado em: 23/03/2016 às 14:47   |   Imprimir

O brinquedo e a brincadeira são elementos que constituem a infância. A brincadeira é para a criança um canal de expressão que possibilita a aprendizagem e a investigação sobre as pessoas e o mundo.

Nesta última semana, a Administração Municipal de Nova Candelária, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou a entrega dos brinquedos adquiridos para a Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Encantado e para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Pio XII.

O município tem firmado com o Governo Federal um termo de compromisso via PAR (Plano de ações articuladas), através do qual o FNDE repassou o valor de R$ 19.937,56 para a aquisição de brinquedos escolares. Ficou ao encargo da Secretaria Municipal de Educação fazer a adesão na ata de registro de preços do FNDE para adquirir estes brinquedos.

Até o momento uma parte deste material foi adquirida. Faz-se agora uma nova adesão de registro de preços para a compra do restante dos brinquedos. Caso não seja feita, o valor retorna ao Governo Federal, não podendo ser usado pelo município para outros fins.

Estes brinquedos são educativos, muitos deles fabricados em madeira, com o objetivo de desenvolver a criatividade, habilidade psicomotora, raciocínio lógico, desenvolvimento intelectual e outras habilidades. Foram adquiridos também quatro conjuntos de instrumentos rítmicos (banda), com mais de 20 tipos de instrumentos musicais.

Vale ressaltar também que o ato de brincar no espaço escolar se diferencia de outros locais, pois na sala de aula qualquer atividade possui cunho pedagógico, com foco na aprendizagem de forma prazerosa e educativa. A aquisição de brinquedos para uso das crianças na Educação Infantil é uma estratégia de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, sempre orientada por um profissional da educação que conduz a brincadeira com um compromisso.

Fotos: Maira Dill/Assessoria de Imprensa.