Anos de dedicação à Biblioteca e Museu Municipal de Nova Candelária

• Assessoria de Imprensa - P. M. Nova Candelária

Assunto: Educação  |   Publicado em: 05/12/2016 às 15:52   |   Imprimir

No ano de 2009 a Biblioteca Municipal Elaine Ingrid Führ Dick abria as suas portas para a comunidade novacandelariense. Para o local um projeto inédito até então, com o objetivo de proporcionar oportunidades de informação, cultura, pesquisa e lazer à comunidade.

Na época, a servidora municipal Merci Arenhardt Dick, com o desejo de instaurar um sistema de biblioteca para a população novacandelariense, se empenhou, junto com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, na elaboração de um plano e regimento para a biblioteca. Para que fosse possível atuar no atendimento e administração da biblioteca, Merci frequentou cursos e capacitações da área, sendo a responsável pela organização, manutenção e elaboração de trabalhos junto à instituição até esta semana.

O prédio em que está localizada a biblioteca foi inaugurado no ano de 2008 e a mesma foi aberta ao público no dia 18 de agosto de 2009. O município foi contemplado com um conjunto de bens e patrimônio, pelo Ministério da Cultura, com o auxílio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. O nome da biblioteca foi dado em homenagem à educadora Elaine Ingrid Führ Dick, Professora que atuava na Escola Estadual e na Escola Municipal de Nova Candelária e veio a falecer em decorrência de um problema de saúde.

Além de ser um espaço de leitura e pesquisas a biblioteca também recebe visitas semanais de alunos, quando desenvolve um de seus projetos: “Hora do Conto”. Outros projetos também foram idealizados e desenvolvidos por Merci e demais professoras que auxiliaram nas atividades: Projeto Copa do Mundo (2014): incentivava a produção de desenhos, histórias em quadrinhos e poesias, com o tema da Copa; Projeto “Vovô e Vovó: cada ruga sua representa uma história”, que reunia os idosos do município para confeccionar brinquedos de sua infância, contar a história dos mesmos para posteriormente serem doados ao museu municipal.

Junto à Biblioteca está instalado também o Museu Municipal de Nova Candelária, outro projeto idealizado por Merci. Sua organização e estruturação tiveram início no ano de 2007, quando a servidora realizou várias visitas às famílias dos pioneiros da comunidade, onde aconteciam as doações e coletas de objetos para posterior resgate histórico dos mesmos.

A função social do museu foi discutida junto à comunidade como forma de preservar e valorizar a cultura, a história e tradição local, e no dia 18 de dezembro de 2008 era inaugurada a instituição pública, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade, vinculada à Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

A composição do acervo museológico foi feita através do resgate histórico de objetos e documentos antigos, sendo estes doados por cidadãos que auxiliaram no registro de informações importantes que caracterizam cada objeto em questão. Atualmente, os 445 itens (com seus sub itens) cadastrados por Merci estão organizados, devidamente identificados e numerados conforme a sua ordem de entrada.

Periodicamente o local recebe visitas, pois além de guardar a história, o museu é ainda um local de pesquisa, estudos, registros, cultura e lazer, preocupado sempre em proporcionar às gerações atuais e futuras um resgate de sua identidade.

Na segunda-feira, 28, a Secretaria Municipal de Educação realizou uma pequena homenagem à Merci, junto à Biblioteca Pública. A servidora que tanto se empenhou pela execução das atividades da biblioteca e do museu deixa as instituições para atuar em outra área. A Administração Municipal e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura desejam sucesso e bons frutos à Merci e agradece pelos trabalhos prestados nestes dez anos.

Fotos: Maira Dill/Assessoria de Imprensa.