Inaugurada a Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Dirce Grösz

• Assessoria de Imprensa - P. M. Nova Candelária

Assunto: Educação  |   Publicado em: 29/12/2016 às 17:41   |   Imprimir

Ontem, 28 de dezembro, o município de Nova Candelária completou 20 anos de emancipação político-administrativa. Felizes por este marco, o dia de ontem também foi marcado pela inauguração de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental na área urbana.

Às 8h30min foi celebrada uma missa de ação de graças. Logo após, às 10h30min foi realizado o ato de inauguração da nova escola, construída pela Administração Municipal com recursos do FNDE.

Participaram da cerimônia de inauguração o Prefeito Carlos Alberto Dick; o Vice Prefeito Jorge Ladir Steffler; Secretário de Educação e Cultura Cloves Kuhn; Presidente da Câmara de Vereadores, Nelci Bach Schmidt; proprietário da construtora responsável pela obra, Vilson Limberger e também o Engenheiro Civil Cristiano Feltens, representando o setor de engenharia da Prefeitura. De forma especial estiveram presentes ainda os familiares de Dirce Grösz e visitantes de outros municípios: Sr. Vilmar Horbach, Prefeito de Boa Vista do Buricá; Sra. Marcia Eckert, Secretária de Educação de Boa Vista do Buricá e Sr. Jaime Huppes, Secretário de Cultura, Lazer, Desporto e Turismo, da cidade de Boa Vista do Buricá. A comunidade novacandelariense prestigiou o evento e pode conhecer as instalações da nova escola.

O Prefeito Carlos Dick se pronunciou falando sobre a prioridade dada à educação em sua gestão, com ampliações de escolas e construções de outras novas. Após os pronunciamentos o Padre Cenário Hanauer fez a benção do prédio e os componentes da mesa realizaram o descerramento da placa de inauguração.

O nome da escola foi escolhido como forma de homenagear uma servidora pública municipal na área da educação, que faleceu em um acidente de ônibus no ano de 2008. Dirce Grösz iniciou sua carreira como professora e diretora de ensino fundamental em escolas públicas estaduais da região. Entre 1993 e 1996, foi secretária municipal de Educação e Cultura de Boa Vista do Buricá e, no período de 2001 a 2002, secretária-adjunta municipal de Educação em Porto Alegre. Comprometida com a representação das mulheres nos espaços de poder e decisão, no ano de 2008, Dirce atuava como Gerente de Projetos na área de educação e gênero da Secretaria Especial de Políticas para as mulheres da Presidência da República (SPM/PR). A professora passou sua infância na comunidade de Linha Araçá, interior de Nova Candelária, onde seus familiares residem até hoje.

A nova unidade escolar com 853,20m² de construção irá atender alunos do ensino fundamental em seis salas, com amplo espaço administrativo, de serviço e lazer. A obra quase que em sua totalidade concluída tem ainda em fase de projeto a pista de atletismo, playground, praça infantil e ginásio de esportes.

Fotos: Maira Dill/Assessoria de Imprensa.