É TUDO QUESTÃO DE APARÊNCIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM MENTAL

• Psicóloga da Secretaria de Educação e Cultura palestra em Nova Candelária

Assunto: Educação  |   Publicado em: 23/08/2017 às 10:00   |   Imprimir

O mês de agosto reservou um momento especial para os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Purificação, que tiveram a oportunidade de participar de uma palestra a respeito da construção da imagem corporal na relação do indivíduo com o mundo na articulação que envolve as dimensões psíquicas, físicas e sociais.

A palestra foi ministrada pela psicóloga Andressa Wille, que trouxe como temática: “É tudo uma questão de aparência? Considerações sobre a construção da imagem mental”, com o objetivo de pensar a imagem corporal e a representação mental do próprio corpo, bem como o modo que ele é percebido pelo indivíduo.

Neste sentido, de acordo a psicóloga Andressa, a identidade começa a se formar na infância. “É na adolescência, com a puberdade, que diversas características como sexualidade, crenças e desejos se exteriorizam mais intensamente, trazendo à tona as questões relacionadas a autoimagem”, disse.  Assim, de forma dinâmica, foram propostas atividades que permitiram ao público observar as vicissitudes do olhar e os elementos que influenciam na construção da imagem mental, desafiando os adolescentes a reconhecer as características deste processo.

Por: Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária.