EDUCAÇÃO FISCAL – UM DIREITO DE TODO CIDADÃO

• Alunos da Escola Papa Pio XII receberam informações sobre tributos e os benefícios da inserção do CPF nas notas fiscais

Assunto: Educação  |   Publicado em: 15/09/2017 às 09:43   |   Imprimir

A importância da Educação Fiscal e do conhecimento sobre os tributos pagos e seus resultados é uma temática muito importante a ser debatida com os jovens, para que eles se desenvolvam compreendendo a necessidade de tomar ciência sobre impostos pagos e o retorno deles às sociedades.

Pensando nisso, a Professora Rejane Erthal Bruinsma palestrou na Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Pio XII, sobre a temática, abordando principalmente os resultados positivos para os cidadãos, a partir do CPF inserido nas notas fiscais.

O incentivo ao registro do CPF na nota fiscal tem sua importância, devido os créditos em dinheiro e a possibilidade de participar de sorteios. Para conceder os créditos, os governos destinam uma fatia do Imposto de Contribuição sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) devido pelos estabelecimentos comerciais aos consumidores que informaram seu CPF.

Além do benefício para o bolso do consumidor, os programas de registro da nota fiscal são benéficos para o desenvolvimento da economia regional, já que, ao solicitar a inserção do CPF na nota, o consumidor se torna um fiscal e contribui para elevar a arrecadação de ICMS.

Por: Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária