ESCOLA DIRCE MARGARETE GRÖSZ RECEBE SUAS PRIMEIRAS TURMAS DE ALUNOS

• Abertura dos trabalhos educacionais ocorreu na noite de segunda-feira, 19 de fevereiro, com pais e alunos de Nova Candelária

Assunto: Educação  |   Publicado em: 20/02/2018 às 16:57   |   Imprimir

Por meio da educação que se expande objetivos, que se descobre o mundo e se adquire o conhecimento. Fundamental para o desenvolvimento de uma nação, é pela educação que se recebe as noções básicas da vida, dos direitos e deveres como cidadãos.

É com foco na educação, que na segunda-feira, 19 de fevereiro, a Administração Municipal de Nova Candelária, juntamente com a Secretaria de Educação e Cultura, iniciou o ano letivo da nova escola municipal, um projeto que iniciou em 2010, passando por diferentes gestões e fases, e consagrando sua autorização para funcionamento no dia 10 de janeiro de 2018.

De acordo a representante da Secretaria de Educação e Cultura, a professora Dirlei Erthal, o processo foi lento, repleto de exigências, alterações estruturais, documentais e adaptações exigidas pelo Conselho Estadual de Educação. “Primeiramente, temos que cumprir o estabelecido no termo de compromisso entre o município e o FNDE/MEC. É nossa responsabilidade termos uma escola municipal em funcionamento, depois, dar continuidade ao trabalho já realizado na educação infantil de nossa rede, bem como, no ensino fundamental. É importante ressaltar que a educação não se resume apenas a paredes, mas sim, ao que está dentro delas, nossas crianças e nossos profissionais”, destacou a professora Dirlei.

Na ocasião, a Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dirce Margarete Grösz, Professora Venice Werner, relatou sobre a honra de estar à frente desta instituição, agradecendo a todos que trabalharam para que isso se tornasse possível. Ainda, apresentou a todos os alunos, pais e comunidade presente, a equipe que irá trabalhar na escola, professores, secretárias e funcionários.

O Prefeito Municipal Carlos Luiz Rohr trouxe em sua fala, o sentimento de alegria em consagrar na noite, o início de uma nova história na educação municipal. Lembrou do início do projeto e agradeceu a todos que possuem alguma parcela de participação nesse processo, destacando que objetivos que são para o bem comum de toda comunidade, devem ser buscados em conjunto, pois sempre haverá o reconhecimento de todos que colaboraram. “Hoje, alcançamos mais um objetivo em busca da melhor educação. Aos alunos, pais e professores, saibam que vocês serão sempre lembrados como os primeiros a fazerem parte da comunidade escolar desta instituição, pois são vocês que oferecem vida a essas estruturas, a essas paredes”, disse.

Ainda esteve presente no início pedagógico a irmã da professora e servidora pública municipal Dirce Margarete Grösz, Solange Weizenmann, representando a homenageada da instituição, que faleceu em 2008 e marcou sua história como importante representante das políticas públicas para as mulheres da Presidência da República e sua constante luta pela educação.

Após o ato solene, a Diretora Venice Werner convidou aos pais e alunos para conhecerem a estrutura, as salas de aulas já equipadas e levarem seus filhos para visualizar a nova instituição de ensino que irão passar a estudar. Após um breve coquetel comemorativo, os alunos foram encaminhados com suas respectivas professoras. Os pais, seguiram a programação com uma importante reunião, que tratou sobre regras, diretrizes e o funcionamento das atividades educacionais da escola Dirce Margarete Grösz.

Estiveram presentes na ocasião, representantes do poder legislativo de Nova Candelária, o Vice-Prefeito Municipal Renato Antônio Müller, Diretoras das escolas municipais e estadual, Secretários do município, Édio Mai representando a primeira turma de alunos de Nova Candelária, representantes da Emater-RS/Ascar, de empresas e industrias municipais, alunos, pais e comunidade nova-candelariense.

Mais fotos, pelo link: https://www.facebook.com/municiapiodenovacandelaria/posts/1267753070036302