SEMANA DO ESTUDANTE TEVE PALESTRA SOBRE DROGADIÇÃO EM NOVA CANDELÁRIA

• Dr. Bruno Guidolin palestrou para pais e alunos e trouxe a “aproximação” como a principal dica às famílias

Assunto: Educação  |   Publicado em: 28/08/2018 às 16:09   |   Imprimir

O Dia do Estudante, comemorado nacionalmente na data de 11 de agosto, teve neste ano uma abordagem diferenciada, pensada e organizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Tratando sobre o uso das drogas, palestrou nas escolas Nossa Senhora da Purificação e Papa Pio XII o Dr. Bruno Guidolin, que utilizou de suas experiências no auxílio à dependentes químicos como ferramenta para conversação, deixando pais e alunos interessados e confortáveis para o relato de experiências.

Mestre em Gerontologia Biomédica pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia, Bruno Guidolin é Médico Psiquiatra e Diretor Científico do Departamento de Psicogeriatria da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul – APRS. Na oportunidade, utilizou de uma abordagem simples para presidir suas palestras, o que proporcionou ao momento interação e pouca resistência para o relato de experiências e dúvidas.

Na ocasião, o Médico Psiquiatra respondeu algumas questões básicas sobre o assunto. Confira:

Quais as alternativas utilizadas para a abordagem com adolescentes?

A melhor alternativa é sempre buscar a aproximação com o mundo deles. Procurar entender o que eles estão consumindo nas redes sociais, na mídia e no dia-a-dia. Importante ressaltar que comparações com épocas também são importantes, gerando muitas vezes um clima de descontração para então, tocar no assunto das drogas. Mesmo sendo um assunto muito sério, é necessária uma abordagem leve.

Por que abordar a temática separada para pais e filhos?

A separação da abordagem visa deixar cada público à vontade. Muitas vezes, os jovens estarem na presença de seus pais os deixam tímidos para questionar sobre dúvidas ou relatar fatos e experiências, ou do contrário, os pais sentem receio de trazer seus apontamentos. Mais importante que esta abordagem, é a conversa familiar. Toda família deve ter o diálogo como o princípio para resolver seus problemas, inclusive as drogas.

Como profissional da saúde, quais dicas e orientações são indispensáveis para esta abordagem?

Não podemos ignorar o fato de que as drogas estão presentes na sociedade cada dia mais. A falta de informação é um dos principais fatores que podem fazer com que alguém acabe por utilizar elas, portanto, para abordar o tema, é preciso usar uma linguagem simples, sem muitos termos técnicos ou científicos, pois o público receptor precisa entender dos riscos que estão se submetendo, caso houver o contato com as drogas. Não devem existir mais tabus!

Sabe-se que existem drogas depressoras, estimulantes, perturbadoras, enfim. Quão prejudicial ao corpo e a saúde elas podem significar? Danos, causas, efeitos.

Existem várias drogas com efeitos diferentes, onde todas causam várias lesões cerebrais, a longo, médio ou curto prazo. Podemos destacar sempre os efeitos devastadores no sistema nervoso central, os problemas cognitivos e é claro, os sociais, como comportamentos na família, na sociedade e a dificuldade de manter relacionamentos saudáveis.

Como auxiliar alguém que busca livrar-se de algum vício?

Devemos lembrar que não somente as drogas ilícitas precisam ser combatidas. O consumo do álcool, por exemplo, é visto como normal por muitas famílias, quando ele apresenta forte influência e estímulo para o consumo de outras drogas.

Dentro da saúde, cada área possui sua importância para tratar a dependência química. Medicamentos, terapias, acompanhamento com equipes multidisciplinares e inclusive a família, pois na maioria das vezes, não somente o vício deve ser tratado, mas sim, a convivência familiar, escolar, os problemas sexuais, amorosos, pessoais, entre outros.

E se a curiosidade surgir? Qual o principal conselho?

Fique longe dela! Não existem benefícios, nem para experimentar. Na maioria dos casos, não há volta. Tenham medo e mantenham-se afastados, pois ela é tão forte ou mais, que você mesmo.

Defina a principal orientação para tratar e prevenir às drogas?

Aproximação! Convívio familiar, diálogo, exemplos. Não existe família menos ou mais suscetível para ser devastada por um vício. A droga está disponível para acesso e uso de formas muito fáceis. Mantenham-se atentos, sempre.

Por: Dalvane Rafael - Jornalista e Assessor de Comunicação da Pref. de Nova Candelária. MTB 19061/RS