Professores de Nova Candelária reúnem-se para debater sobre a Base Nacional Comum Curricular e novas metodologias de ensino

• Encontro aconteceu na Escola Nossa Senhora da Purificação

Assunto: Educação  |   Publicado em: 12/04/2019 às 09:49   |   Imprimir

Com o principal objetivo de sustentar a qualidade da educação no Brasil, a Base Nacional Comum Curricular visa criar um patamar de aprendizagem e desenvolvimento que indica as competências e habilidades que se espera de todos os estudantes ao longo de suas trajetórias estudantis.

Na sexta-feira, 12 de abril, os professores da rede municipal e estadual de ensino reuniram-se na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Purificação para realizar o “DIA D”, organizado pela Undime, Seduc, Uergs e Sinepe.

Com o apoio do Ministério da Educação, esse dia visa dar voz aos professores que trabalham diretamente nas salas de aula, para que possam analisar e buscar as melhores ferramentas para desenvolverem os seus trabalhos de acordo com as necessidades dos alunos.

Na ocasião, após a recepção e o estudo sobre as propostas da BNCC por meio de textos e vídeos, os professores foram divididos em grupos, onde trabalharam a dinâmica do “Design Thinking”. O termo surge como um conceito inovador para revolucionar a maneira de encontrar soluções para as problemáticas. No caso das salas de aula, o design thinking visa analisar as problemáticas encontradas no ensino e buscar soluções criativas para solucioná-las.

A principal característica desta metodologia é a busca pela solução dos problemas de forma coletiva e colaborativa. No “DIA D”, os professores foram desafiados a aplicar o método de forma inversa, onde os alunos irão manifestar suas principais dúvidas e dificuldades para que os professores possam buscar soluções multidisciplinares.

Desta forma, humaniza-se a profissão e demonstra a necessidade de os alunos e professores estarem conectados perante o que se apresenta na sala de aula, tornando o ensino mais significativo e coerente com as 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular.