A PANDEMIA E OS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO

• Incentive os seus filhos com exemplos

Assunto: Educação  |   Publicado em: 04/06/2020 às 11:09   |   Imprimir

O ano de 2020 é sem dúvida um ano de mudanças para o universo escolar. A pandemia do Covid 19, que assola vários países chegou até nós e obrigou os governantes a tomarem medidas de segurança em saúde pública. Uma destas medidas foi encerrar as aulas nas modalidades presenciais nas escolas para evitar a propagação do vírus. Assim surgiu um novo desafio à educação brasileira: dar continuidade ao ano letivo e proporcionar aprendizagem para todos os alunos de maneira não presencial.

Com isso, os pais são desafiados a acompanhar, pesquisar, ensinar e se aproximar ainda mais da escola, tendo um papel fundamental na realização das atividades a distância e na aprendizagem do filho. São muitas as dúvidas neste momento, mas existem algumas dicas que podem ajudar.

• É importante buscar conhecimento junto com os filhos. Pesquisar na internet e na biblioteca em revistas e livros, principalmente, nas fontes indicadas pela escola.

• Organizar uma rotina para as crianças: horários para dormir e acordar, fazer as refeições, realizar as atividades da escola e lazer.

• No momento de estudar, o ambiente deve ser propício, com luz e sem interferências de sons; os materiais escolares necessários devem estar disponíveis e organizados de maneira a facilitar a realização das atividades.

• É importante que a criança anote todas as informações para reforçar a memória tanto quando houver aulas online, quanto em suas pesquisas e leituras.

• Organize um cronograma com os horários de estudo e entregas de trabalhos e avaliações.

• Realize momentos de leitura, onde os pais acompanhem o filho lendo também ou se dispondo a ouvi-los, incentivando-o a desenvolver este hábito.
  • Nos momentos de lazer dê prioridade a atividades que desenvolvam a aprendizagem da criança, como jogos que exijam raciocínio e concentração. Ex: jogo da memória, xadrez, desafios.

• Incentive seu filho a trocar ideias com professores e colegas sobre as atividades.

• Os pais, sempre que possível, devem entrar em contato com a escola e professores para verificar o desempenho do filho nas atividades e ver as possibilidades sobre como ajudá-lo.

• Diante de qualquer dificuldade, procure ajuda da escola. É normal, que ao realizar uma atividade diferente, desconhecida e que não se tem experiência surjam dificuldades.

A pandemia mudou nossas vidas. Trouxe para nós o desafio de nos reinventarmos, sair de nossa zona de conforto e usar nossa criatividade para adaptarmos as nossas necessidades. Para a escola também foi lançado este desafio, reinventar suas formas de ensinar e manter o processo educativo em curso.

Para a sociedade foi lançado o desafio de repensarmos como estamos organizando nossas vidas, como demonstramos afetos, quem temos por perto, e o quanto é importante cuidarmos de nossa saúde e das pessoas que amamos. A pandemia nos trouxe tempo. Que saibamos usar este tempo para refletir sobre nossas necessidades, valores e hábitos para que assim possamos, depois que tudo passar, ter mais qualidade no que nos é imprescindível: a saúde e o amor.

Por: Andressa Wille, Psicóloga da SMEC/Assessoria de Comunicação de Nova Candelária/RS