Inclusão na Escola

✅Inclusão na escola é um processo de aceitação e um olhar para um caminho de possibilidades, construído por todos.
Considerando que a escola é um espaço fundamental para continuidade da educação que tem seu início na família, o tema do projeto decorre dos desafios vivenciados no cotidiano da escola frente a diversidade presente e as diferentes formas de inclusão. A escola tem que ser esse lugar em que as crianças tem a oportunidade de ser elas mesmas e onde as diferenças não são escondidas, mas destacadas e compreendidas.
Praticar a diversidade é reconhecer as diferenças entre as pessoas e, mais que isso, acolhê-las e compreender seus valores. O respeito à diversidade combate a discriminação. Ela nos enriquece e nos une... Nenhuma criança nasce com preconceito, mas de onde ele vem?
Como estamos educando nossos filhos, em um mundo mais JUSTO em que o “diferente” não causa tanto estranhamento? Por que tudo que foge de um certo padrão gera estranhamento? Causa risadas? Motivação a gravação de um vídeo? Provocação? Rejeição?
O preconceito é uma construção humana. As crianças são o espelho do ambiente em que vivem... A inclusão é um projeto
que vai além das leis... incluir é contribuir para o desenvolvimento, para a importância da aceitação, da empatia, da convivência com a diversidade e desenvolvimento de responsabilidade social. O respeito à diferença
começa em casa, frequenta a escola e vive em sociedade...
Confira as atividades que vêm sendo desenvolvidas pela Rede Municipal de ensino acerca do projeto: “Diversidade e Inclusão: uma escola que acolhe.”