Alfabetização em evidência...

📚 Alfabetização em evidência...
 
✅ Em 2021 a Secretaria da Educação e Cultura realizou a adesão ao Programa alfabetiza Tchê. Com o intuito de atuação em cinco eixos: fortalecimento da aprendizagem; fortalecimento da gestão municipal e escolar; formação de professores; avaliação externa, acompanhamento e monitoramento dos indicadores; e cooperação, articulação e incentivo.
Em 2022 e 2023 os alunos do 2º ano participaram da Avaliação Fluência Leitora através da Plataforma PARC - Parceria de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), com objetivo de avaliar o nível de leitura dos alunos e identificar o perfil leitor dos alunos, neste sentido as escolas desenvolver práticas de ensino mais eficazes que contribuam efetivamente para garantia da aprendizagem de todos, baseadas nos princípios de equidade e igualdade e, uma melhor gestão do currículo, acompanhando o processo de alfabetização, com êxito nos resultados.
Em 2023, o município de Nova Candelária, através da SMEC realizou a adesão ao Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, em regime de colaboração, o MEC deseja que o Brasil volte a ler e escrever na Idade Certa. Unidos neste compromisso, o objetivo é alfabetizar 100% das crianças até o final do 2º ano e garantir a recomposição das aprendizagens.
Dentre as ações deste compromisso, foi viabilizado aos professores e gestores uma formação on-line, considerando a importância da aplicação das Diretrizes da alfabetização e melhoria dos Índices Educacionais e, receberam na manhã do dia 22 de fevereiro o Material Complementar 2024 do Programa Alfabetiza Tchê, para os alunos do 1º e 2º ano da EMEF. Dirce Margarete Grösz e EMEF. Papa Pio XII.