Desenvolvimento rural a partir de uma visão social

• Certificado de Filantropia da Emater/Ascar-RS é renovado e comemorado em Nova Candelária

Assunto: Geral  |   Publicado em: 05/04/2017 às 10:59   |   Imprimir

A filantropia provém do humanitarismo, do trabalho social, seja ele de qualquer espécie, que visa colaborar, ajudar e incentivar a quem necessitar. É com base nessa filosofia de trabalho que o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) foi concedido à Emater/Ascar, conveniada da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, que neste ano, teve novamente o seu certificado renovado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS). O documento foi entregue à diretoria da Emater/RS-Ascar pelo ministro Osmar Terra e pelo Governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini.

Com a renovação do certificado, as políticas públicas para o meio rural terão continuidade, trabalho que é realizado há 61 anos, com foco na promoção e no amparo social da coletividade rural, por meio da assistência técnica e extensão rural e social (ATERS). De acordo os dados divulgados pela Emater/Ascar-RS, em 2016, a entidade assessorou 222.081 famílias, retornando em média 9,87 vezes em cada, totalizando 2.181.429 atendimentos, divididos em 493 municípios do Estado. Esse trabalho atinge o objetivo principal da ATERS, a universalização do atendimento planejado, continuado e gratuito às famílias, garantindo acesso a direitos, trabalho, aumento de produção e renda no meio rural.

Na solenidade oficial de renovação, o Ministro Terra destacou que a agricultura familiar é um importante meio de erradicação da pobreza. O Governador Sartori lembrou que a Emater colabora no desenvolvimento rural com visão social, trabalhando pela melhoria na qualidade de vida dos que tem menos.

Clair Kuhn, Presidente da Emater, enfatizou a satisfação em fazer parte desse momento importante. “Agora, para imensa alegria das famílias rurais e de toda equipe da Emater/Ascar-RS, o Ministério viabiliza a renovação do CEBAS, confirmando que a entidade é sim uma instituição de assistência social [...] Vamos investir forte na agricultura. É a nossa economia, é o nosso meio-ambiente, é o nosso sustento”, disse o Presidente.

Tarcisio Minetto, Secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo complementou que a renovação do certificado é fruto do trabalho de muitas mãos. Segundo ele, o trabalho da entidade é importante para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho e nacional, além de ajudar suprir a crescente demanda por alimentos no mundo.

Das dificuldades enfrentadas visando seu reconhecimento merecido, no ano de 2004, o certificado (CEBAS) da Ascar foi cassado, por uma representação do INSS, junto ao Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Em 2011, cidadãos gaúchos, ex-governadores, senadores, deputados federais e estaduais e representantes de outras entidades ligadas ao campo, promoveram uma ação popular em defesa da Ascar, resultando em uma liminar em prol da instituição, que anulou a cassação. Então, o MDS concedeu o CEBAS à Ascar. Certificado válido até 2017, em 2016 foi protocolado um pedido de renovação ao Ministério, que com comemoração em todos os municípios, foi concedido este ano, no dia 30 de março.

No município de Nova Candelária, a Emater/Ascar-RS atua há 19 anos, atendendo 557 famílias, desenvolvendo seu trabalho social no meio rural, contribuindo na prestação de assistência técnica e no incentivo à agricultura familiar. No ano de 2016, o número de atendimentos ultrapassou 4.400. Muitos dos projetos aplicados no município possuem parceria com a Prefeitura, que parabeniza a entidade pelo trabalho executado e coloca-se sempre a disposição para colaborar na atuação em busca do desenvolvimento rural.

Por: Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária